Com o objetivo de assegurar a atuação voluntária nas Unidades de saúde que administra, a Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar criou o Programa de Voluntariado, que busca normatizar as atividades solidárias realizadas por pessoas que atuam voluntariamente no cuidado e atenção ao próximo. Em Canaã dos Carajás, o Hospital 5 de Outubro (HCO), administrado pela entidade, sob contrato de gestão firmado com a empresa Vale, aderiu à iniciativa para promover a atuação voluntária e a interação com a comunidade local.

A Unidade hospitalar formará equipes para atuar no acolhimento aos usuários e colaboradores, por meio de dinâmicas, oficinas, interação musical e contação de histórias. O intuito é aproveitar ao máximo o potencial dessas pessoas, tornando a prática padrão, dentro do que preconiza a Lei do Voluntariado, de nº 9.608, de 18/02/98. Com essa ação, o Hospital 5 de Outubro quer fortalecer a relação de troca e experiências humanas, dispondo da força de voluntários que querem fazer a diferença.

Os interessados em fazer parte desse time de voluntários no hospital devem ter a partir 16 anos e serem autorizados pelos seus responsáveis legais. Assim, podem entrar em contato com o setor de Humanização, pelo e-mail: humanizacao@hcoprosaude.org.br, direcionado aos cuidados de Débora Lanôa.