Em nota, Prefeitura diz ‘estranhar’ motivos para Ato Público dos Servidores e que vem mantendo diálogo

O segundo ato público dos Servidores de Canaã dos Carajás está sendo realizado hoje (15), nas ruas, em frente a Prefeitura e na Câmara Municipal,  conforme cronograma estipulado pelo Sindicato [veja abaixo], que foi deflagrada na semana passada, na noite de terça-feira (6), no auditório do Sine de Canaã dos Carajás em Assembleia Geral.

O primeiro ato aconteceu na última quinta, no dia (8), em frente a Prefeitura Municipal.

Em decorrência das mobilizações de hoje(15), dos Servidores, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Canaã dos Carajás emitiu uma nota resposta ao ato público, onde diz estranhar as motivações para tal ato.

Na nota, a Prefeitura reitera que “jamais atrasou o salário dos servidores públicos municipais“, e diz que informações afirmando ao contrário vem sendo divulgada irresponsavelmente: “tem sido irresponsavelmente divulgado

Ainda na nota, justificam os aumentos recebidos pelos secretários e prefeito, que vem sendo criticado pelos servidores. Diz que, “a fixação do salário do prefeito, vice e auxiliares, assim como do Legislativo, deve ser feita pelos vereadores apenas a cada quatro anos, sempre no último ano de cada Legislatura, valendo para a Legislatura seguinte e levando em conta as perdas dos anos anteriores.”

A prefeitura afirma na nota que, já recebeu os servidores no dia 6, e que ficou estipulado um novo encontro, no dia 27,  para discutir a possibilidade e entrarem em consenso.

Leia a nota da Prefeitura na Íntegra.

Nota resposta – ato dos servidores públicos municipais

Em relação ao ato dos servidores públicos municipais realizado nesta quinta-feira (15), a prefeitura de Canaã dos Carajás destaca que respeita e defende o direito de manifestação assegurado pela democracia, no entanto, vê com estranheza as motivações para tal ato, tendo em vista que tem mantido aberto o diálogo com os servidores, e recebeu, em reunião no último dia 6, os representantes de todos os sindicatos. Na ocasião, ficou definido um novo encontro no próximo dia 27, para que a administração apresente números e discuta as possibilidades para reposição salarial e do vale alimentação.

Vale destacar ainda, que ao contrário do que tem sido irresponsavelmente divulgado, a administração jamais atrasou o salário dos servidores públicos municipais. Pelo contrário, desde janeiro de 2013, todos os servidores tem recebido rigorosamente em dia.

Já em relação aos salários dos secretários municipais e do prefeito, cabe esclarecer que a fixação do salário do prefeito, vice e auxiliares, assim como do Legislativo, deve ser feita pelos vereadores apenas a cada quatro anos, sempre no último ano de cada Legislatura, valendo para a Legislatura seguinte e levando em conta as perdas dos anos anteriores.

Sendo assim, os secretários municipais de Canaã, ao contrário dos servidores, não tinham nenhuma reposição desde 2013. Sensível à situação das finanças do município no ano passado, o prefeito Jeová Andrade baixou decreto para a não aplicação da Lei, no âmbito do Executivo, durante o ano passado, passando a valer somente a partir deste ano.

Por fim, a administração reitera que está disposta a fazer todos os esforços possíveis para apresentar uma proposta de reposição salarial justa para os servidores e que, sobretudo, não prejudique as finanças do município e a população como um todo.

Veja abaixo o cronograma firmado pelos Servidores Públicos Municipais de Canaã dos Carajás:

Ato público – Quinta-feira (8) Em frente à prefeitura municipal às 08:00 horas
Ato público – Quinta-feira (15) Em frente à Câmara municipal às 08:00 horas
Greve – Segunda-feira (19) Grande caminhada pelas principais ruas da cidade a partir das 08:00 horas.

Redação/Portal Canaã

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe uma resposta