A Vale e a Fundação Vale Casa reinauguram a Casa de Cultura de Canaã no dia 30 de agosto.  Até dezembro de 2015, a unidade era gerida pela Associação Itakyra, que teve suas atividades encerradas. A partir de janeiro de 2016, a Casa da Cultura passou a ser gerida pela Fundação Vale e para que a transição administrativa pudesse ocorrer, as atividades estavam paralisadas desde o inicio do ano. Nos próximos dias, já serão finalizadas as reformas internas e a nova programação.

A Casa reabrirá com uma nova proposta de promoção do acesso à cultura, por meio da valorização das identidades culturais de Canaã, de preservação da memória histórica e cultural da cidade, além de atividades gratuitas de arte, pintura e escola de formação.

A Casa da Cultura, em Canaã dos Carajás, foi construída pela Vale e fundada em 24 de junho de 2004, na época da inauguração da Mina do Sossego na cidade, com o objetivo de produzir, fortalecer e disseminar a arte e a cultura do estado do Pará.  É um dos únicos pontos culturais na cidade, o espaço conta com uma biblioteca com cerca de 7 mil livros; um auditório com capacidade para 80 pessoas; uma sala de reunião; duas salas multiuso e uma área externa para eventos com capacidade para até 400 pessoas.

Redação do Portal Canaã