No projeto Serra Leste localizado no município de Curionópolis, mineradora Vale irá conceder Licença Remunerada aos empregados do projeto Serra Leste a partir do dia 21 de setembro, com a medida os empregados receberão apenas 50% do salário base e terão mantidos os benefícios previstos no Acordo Coletivo de Trabalho – ACT.
De acordo com a Vale, devido a não obtenção da Licença de Operação que permitirá ampliar a capacidade de produção do projeto, mas além desse motivo as constantes paralizações da Estrada de Ferro Carajás – EFC também tem feito com que o estoque de minério se eleve bastante no Sistema Norte.
Na manhã da última quarta-feira o prefeito do município de Curionópolis Chamon esteve no programa do Demerval Moreno líder de audiência da Rádio Liderança FM mostrando a preocupação com o futuro do município, ofereceu apoio a sociedade e está disposto a buscar resolver a situação, na oportunidade convocou os empregados da mineradora, movimento sociais e sociedade em geral para um encontro no Teatro Municipal no próximo sábado dia 12 a partir das 16h00 para iniciar ações em defesa da geração de emprego e renda no município.
Em 2014 foi divulgado pela mineradora Vale que o Projeto Serra Leste iria expandir em 6 milhões de toneladas por ano a produção de minério de ferro, dos tipos fino e granulado, do complexo minerador de Carajás. Apesar de o número parecer pequeno se comparado com outros projetos, o alto teor de ferro do minério de Serra Leste é um diferencial e contribui para compor o blend (mistura de minérios) de produtos da região.
Redação do Portal Canaã