Canaã dos Carajás fica com nota 4,1 em índice educacional nacional

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Um novo índice de avaliação da educação brasileira confirma o que vem sendo divulgado ao longo dos últimos anos: o Pará tem a pior educação do Brasil. O Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) foi elaborado a partir de diversos índices educacionais, de 2009 a 2014, e engloba a educação básica – do infantil ao Ensino Médio. A pesquisa do IOEB mostra que o Pará, com nota 3,5, é o Estado com a pior qualidade de educação do País, em último lugar no ranking. A cidade de Canaã dos Carajás é a 3496º no ranking nacional. A equipe da Redação do Portal Canaã apresenta a comparação das medias dos índices municipais, estadual e federal confira:

indicadores
Fonte: IOEB

Confira notas dos municípios próximos de Canaã dos Carajás:

Sem título
Foto: IOEB

Criado pelos mesmos autores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Reynaldo Fernandes, ex-presidente do INEP, e Fabiana de Felício, ex-diretora de Estudos Educacionais do INEP, o IOEB tem como objetivo colaborar para o sistema de controle social da educação.

O índice classifica os municípios e estados brasileiros com notas de 0 a 10, de acordo com sua contribuição para o sucesso educacional de seus cidadãos. O resultado é um ranking que elege os lugares com mais e menos oportunidades em educação básica no país.

Na pesquisa, as cidades cearenses de Sobral, Groaíras e Porteiras aparecem no topo do ranking com 6,9, 5,9 e 5,9, respectivamente. Ou seja, segundo os critérios do IOEB, esses três municípios oferecem as melhores condições em termos de educação para seus habitantes. A pior colocação ficou com a cidade Açu, no Maranhão(2,1).

Entre os estados, São Paulo lidera a lista com 5,1, seguido de Minas Gerais (5,0) e Santa Catarina (5,0). Em último lugar ficou o Pará, com 3,5. Ao analisar o país como um todo, o IOEB classificou o Brasil com a nota 4,5.

  • Veja os 10 estados mais bem colocados no IOEB

São Paulo – 5,1
Minas Gerais – 5,0
Santa Catarina – 5,0
Paraná – 4,9
Ceará – 4,6
Distrito Federal – 4,6
Espírito Santo – 4,6
Goiás – 4,6
Rio Grande do Sul – 4,5
Mato Grosso – 4,5

  • Veja as 10 cidades com melhor colocação no IOEB

Sobral (CE) – 6,1
Groaíras (CE) – 5,9
Porteiras (CE) – 5,9
Centenário (RS) – 5,9
Novo Horizonte (SP) – 5,8
Bom Sucesso do Sul (PR) – 5,8
São Domingos das Dores (MG) – 5,7
Paranapuã (SP) – 5,7
Monte Castelo (SP) – 5,7
Brejo Santo (CE) – 5,7

 

Redação do Portal Canaã.



 

 

Já sabe quem são os candidatos do seu estado pra eleições 2022?

AC AL  AM  AP  BA  BRASIL  CE  DF  ES  GO  MA  MG  MS  MT  PA  PB  PE  PI  PR  RJ  RN  RO  RR  RS  SC  SE  SP  TO 

Deixe uma resposta

Ofertas