Dicas básica de segurança online!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Smartphones ilustrativo

Com a quantidade de serviços online que as pessoas usam, como acesso a contas bancárias e o e-mail, elas ficam cada vez mais expostas a possíveis invasões.

O intuito desses criminosos, é claro, é ter o máximo de informações possíveis sobre os usuários, começando pelo acesso às suas contas, senhas de cartões, correspondências eletrônicas que possam dizer como encontrá-las, etc.

Uma parte das pessoas não dá tanta importância às invasões online, mas elas não ficam apenas na Internet: a invasão de uma conta no banco, por exemplo, pode fazer com que elas percam todo o seu saldo.

Uma invasão ao seu e-mail pode dar ao criminoso todas as informações mais relevantes para a prática de um sequestro.

Por isso, conheça dicas fundamentais de segurança para minimizar esses riscos.

1 – Complique as senhas

A ideia dos internautas ao escolher senhas consideradas simples é não se esquecer delas com facilidade. Inclusive, há muitos que utilizam as mesmas senhas em quaisquer serviços da Internet, desde cadastro de e-mail até login de faculdade.

Porém, quanto mais complicada for essa senha, mais protegido o indivíduo estará. Para tanto, a dica é adicionar ao menos um número e uma letra maiúscula, preferencialmente no meio da senha.

  Onça-pintada: Parque Zoobotânico Vale tem novo residente

Além disso, não apostar em informações óbvias, como o nome do marido ou do filho.

2 – Não fique emprestando seu computador

Há muitas famílias que dividem os computadores e isso é normal. Porém, não é indicado deixar que terceiros usem seu PC, seu tablet, seu computador, etc. Isso porque eles podem instalar sorrateiramente algum software espião que vai encontrar a senha bancária ou do e-mail.

Dessa maneira, apenas pessoas estritamente de confiança devem usar os seus equipamentos.

3 – Nunca usar salvamento de senha online

Diversos sites oferecem a “facilidade” de deixar a sua senha salva e isso é um perigo enorme, inclusive em aplicativos bancários, de lojas, etc.

Suponha que a sua senha do Internet Banking esteja gravada no smartphone e este seja roubado ou seja instalado nele um software espião, como citado acima: o criminoso conseguirá, sem nenhum obstáculo, chegar à sua conta bancária, transferir dinheiro e até fazer PIX.

Por isso, nunca permita que nenhum site salve a sua senha, mesmo que seja confiável e mesmo que você esteja usando um navegador conhecido.

4 – Não subestime os antivírus

Nem todas as pessoas confiam em antivírus e acham que a sua capacidade de encontrar malwares e ameaças diversas é reduzida.

  [Atualizada] Acidente Fatal com duas vítimas é registrado em Canaã dos Carajás

Não é verdade: dependendo do antivírus que se escolhe, existe a real capacidade de barrar ameaças e de avisar aos usuários se houver um espião navegando pelo seu dispositivo.

A boa notícia é que não necessariamente os antivírus pagos são os mais eficientes: dá para se proteger muito bem usando as versões gratuitas dos softwares.

Assim, não importa se você vai investir na proteção ou se vai usar um antivírus gratuito, o importante é deixá-lo ativo no seu dispositivo móvel e no seu computador ou notebook.

5 – Não clique nos links via WhatsApp e e-mail que recebe de primeira

Já reparou que seus contatos nos APP de conversa vira e mexe mensagem mensagens estranhas? Antes de clicar, veja o link/endereço do site que este site indica aponta, sites com terminações que não seja .com .net e .com.br já são muito suspeitos. Se não tiver esperando nada da pessoa, ai que não deverá clicar mesmo. Em épocas de chegar créditos como o recente pelo Banco Central e que explodem golpes.

Isto também ocorre muito via e-mail, nestes podem chegar trojan, key logs e boletos falso por exemplo.

Nós da www.hosthp.com.br ofertamos Hospedagem de sites e Revenda de Hospedagem com proteção Anti SPAM, o que ajuda e muito a evitar que chegue golpes em seu e-mail, você estando mais ligado, isto nunca ocorrerá com você e sua empresa!

  [Atualizada] Acidente Fatal com duas vítimas é registrado em Canaã dos Carajás

Com essas cinco dicas, suas informações estarão um pouco mais protegidas na WEB.

Por: Thiago Guimarães



 

 

Já sabe quem são os candidatos do seu estado pra eleições 2022?

AC AL  AM  AP  BA  BRASIL  CE  DF  ES  GO  MA  MG  MS  MT  PA  PB  PE  PI  PR  RJ  RN  RO  RR  RS  SC  SE  SP  TO 

Deixe uma resposta

Ofertas