Com a quantidade de serviços online que as pessoas usam, como acesso a contas bancárias e o e-mail, elas ficam cada vez mais expostas a possíveis invasões.
O intuito desses criminosos, é claro, é ter o máximo de informações possíveis sobre os usuários, começando pelo acesso às suas contas, senhas de cartões, correspondências eletrônicas que possam dizer como encontrá-las, etc.
Uma parte das pessoas não dá tanta importância às invasões online, mas elas não ficam apenas na Internet: a invasão de uma conta no banco, por exemplo, pode fazer com que elas percam todo o seu saldo.
Uma invasão ao seu e-mail pode dar ao criminoso todas as informações mais relevantes para a prática de um sequestro.
Por isso, conheça dicas fundamentais de segurança para minimizar esses riscos.
1 – Complique as senhas
A ideia dos internautas ao escolher senhas consideradas simples é não se esquecer delas com facilidade. Inclusive, há muitos que utilizam as mesmas senhas em quaisquer serviços da Internet, desde cadastro de e-mail até login de faculdade.
Porém, quanto mais complicada for essa senha, mais protegido o indivíduo estará. Para tanto, a dica é adicionar ao menos um número e uma letra maiúscula, preferencialmente no meio da senha.
Além disso, não apostar em informações óbvias, como o nome do marido ou do filho.
2 – Não fique emprestando seu computador
Há muitas famílias que dividem os computadores e isso é normal. Porém, não é indicado deixar que terceiros usem seu PC, seu tablet, seu computador, etc. Isso porque eles podem instalar sorrateiramente algum software espião que vai encontrar a senha bancária ou do e-mail.
Dessa maneira, apenas pessoas estritamente de confiança devem usar os seus equipamentos.
3 – Nunca usar salvamento de senha online
Diversos sites oferecem a “facilidade” de deixar a sua senha salva e isso é um perigo enorme, inclusive em aplicativos bancários, de lojas, etc.
Suponha que a sua senha do Internet Banking esteja gravada no smartphone e este seja roubado ou seja instalado nele um software espião, como citado acima: o criminoso conseguirá, sem nenhum obstáculo, chegar à sua conta bancária, transferir dinheiro e até fazer PIX.
Por isso, nunca permita que nenhum site salve a sua senha, mesmo que seja confiável e mesmo que você esteja usando um navegador conhecido.
4 – Não subestime os antivírus
Nem todas as pessoas confiam em antivírus e acham que a sua capacidade de encontrar malwares e ameaças diversas é reduzida.
Não é verdade: dependendo do antivírus que se escolhe, existe a real capacidade de barrar ameaças e de avisar aos usuários se houver um espião navegando pelo seu dispositivo.
A boa notícia é que não necessariamente os antivírus pagos são os mais eficientes: dá para se proteger muito bem usando as versões gratuitas dos softwares.
Assim, não importa se você vai investir na proteção ou se vai usar um antivírus gratuito, o importante é deixá-lo ativo no seu dispositivo móvel e no seu computador ou notebook.
5 – Não clique nos links via WhatsApp e e-mail que recebe de primeira
Já reparou que seus contatos nos APP de conversa vira e mexe mensagem mensagens estranhas? Antes de clicar, veja o link/endereço do site que este site indica aponta, sites com terminações que não seja .com .net e .com.br já são muito suspeitos. Se não tiver esperando nada da pessoa, ai que não deverá clicar mesmo. Em épocas de chegar créditos como o recente pelo Banco Central e que explodem golpes.
Isto também ocorre muito via e-mail, nestes podem chegar trojan, key logs e boletos falso por exemplo.
Nós da www.hosthp.com.br ofertamos Hospedagem de sites e Revenda de Hospedagem com proteção Anti SPAM, o que ajuda e muito a evitar que chegue golpes em seu e-mail, você estando mais ligado, isto nunca ocorrerá com você e sua empresa!
Com essas cinco dicas, suas informações estarão um pouco mais protegidas na WEB.
Por: Thiago Guimarães