Xinguara implanta sistema de produção integrada de Abacaxi

O sistema de produção integrada de abacaxi chega a mais um município do sul do Pará, aumentando a adesão de produtores da região ao cultivo sustentável da fruta, por meio de boas práticas, como o uso reduzido de agrotóxicos na plantação. Xinguara será o terceiro município que vai receber a equipe responsável pela implantação do sistema no Pará.

O primeiro módulo do workshop sobre transferência e difusão da produção integrada de abacaxi será nesta sexta-feira, 15, no distrito de São José do Araguaia, reunindo em torno de 50 participantes, entre produtores, técnicos e estudantes de agronomia do Instituto Federal do Pará (IFPa). O programa inclui prática de campo nas propriedades selecionadas, para o monitoramento de pragas e doenças da plantação e palestras sobre o sistema de produção integrada.

O palestrante será o professor Aristóteles Matos, coordenador nacional do programa, com a participação do gerente de Fruticultura da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Geraldo Tavares, e do técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Luiz Cavalcante.

O sistema de produção integrada começou no Pará, em 2008, no município de Floresta do Araguaia, maior produtor nacional de abacaxi. Em Conceição do Araguaia, o sistema está em implantação há quatro anos e nesta terça-feira, 12, até quinta, 14, conclui mais uma etapa do programa nas agrovilas Joncon e Bradesco, com mais de 100 produtores, técnicos e estudantes envolvidos. Em Joncon existem 10 Unidades Demonstrativas com experimentos de adubação, indução floral e controle de mata.

Cerca de 10% dos produtores de Floresta e Conceição do Araguaia já aderiram à produção integrada de abacaxi, outros que participam dos dias de campo, já praticam algumas atividades, como a adubação na época certa e a retirada de plantas contaminadas. O interesse pelo sistema cresce na região e o próximo município, que já solicitou a implantação do programa, é São Félix do Xingu.

A produção integrada de abacaxi é coordenada no Pará pela Sedap, executada pela Emater e IFPA, com apoio das prefeituras locais. Os produtores que aderem ao sistema se comprometem a cumprir uma série de critérios sócio-ambientais, como a ausência de queimadas, redução de produtos químicos e não praticar o trabalho escravo nas propriedades. Com informações da Agência Pará.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

One thought on “Xinguara implanta sistema de produção integrada de Abacaxi

Deixe uma resposta