Cerimônia histórica marca Inauguração do Campus da Unifesspa em Xinguara

Com um púbico de cerca de três mil pessoas a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) inaugurou nesta quarta-feira, 15 de novembro, seu Campus na cidade de Xinguara. Uma data histórica para o município que amplia as opções de graduação superior na cidade. Localizado no Jardim Universitário o Campus recebeu o Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho (PMDB), o governador em exercício do Pará, Zequinha Marinho (PSC) e deputados federais e estaduais que foram recepcionados pelo prefeito da cidade Osvaldinho Assunção (PSDB) e pelo reitor da Unifesspa, Prof. Dr. Maurílio Monteiro.

O ministro Helder Barbalho, ressaltou a importância da inauguração do Campus para o desenvolvimento da região sul do Pará. “Essa conquista é de cada representante da classe estudantil e de cada autoridade que lutou pela concretização do Campus. A Unifesspa representa a oportunidade para que a juventude dessa região  possa ter  formação no ensino superior , contribuindo para o desenvolvimento com bases sólidas que só a educação é capaz de promover “disse.

A conquista também foi comemorada pelo governador em exercício, Zequinha Marinho que ressaltou a luta da gestão municipal e da reitoria da Unifesspa para a implantação da universidade  em Xinguara. O prefeito Osvaldinho Assunção lembrou que o campus é um importante passo para que Xinguara se torne um polo universitário. “Esse é um desejo de todos nós. A Unifesspa é muito  mais que uma edificação; é um projeto articulado em torno de todas as  áreas da nossa cidade que, sem dúvidas, se tornará referência em educação no Pará” comemorou.

O governador em exercício Zequinha Marinho comemorou a conquista para Xinguara. Foto: Ricardo Valente

Cursos

O campus vai  abrigar o Instituto de Estudos do Trópico Úmido (IETU) e oferta três cursos já em processo de implementação: Medicina Veterinária, Zootecnia e Geografia e ainda o curso de história já implantado. Cerca de 12 mil estudantes devem ser beneficiados, o processo seletivo ocorrerá a partir de 2018 através do SISU (Sistema de Seleção Unificada).  “Agora continuamos a lutar em busca do Hospital Veterinário que também deve ser iniciado no próximo ano. Além, do restaurante universitário” lembrou, Prof. Dr. Maurilio Monteiro, reitor.

 Instalações

Com um investimento de mais de R$ 4,2 milhões e com uma área construída de 2 mil m2, o Campus conta com quatro pavimentos com 14 salas de aula, laboratório de informática, ambientes para professores, secretaria acadêmica, biblioteca, além da estrutura de banheiros e elevador. O pavimento térreo do prédio abrigará o corpo administrativo do Instituto, além da biblioteca central do Campus Universitário de Xinguara. Os demais pavimentos serão divididos em salas de aulas, laboratório e miniauditório. Todos os andares possuem banheiros masculino e feminino e banheiros com acessibilidade para pessoas com deficiência.

O senador Paulo Rocha (PT) e do Deputado Federal Beto Salame (PP) que destinaram emendas parlamentares à Unifesspa estiveram presentes a inauguração como também os deputados (a) federais: Simone Morgado (PMDB), Júlia Marinho (PSC), Zé Geraldo (PT), Nilson Pinto (PSDB) e José Priante (PMDB). Já representando a  bancada estadual estavam o deputado José Scaff (PMDB) e  Lelio Costa (PCdoB). Com informações do Conexão Pará.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *