O ano de 2016 testemunhou um renascimento nas fortunas da Vale

Uma melhora no ambiente de preços do minério de ferro ao longo do ano e a redução dos custos de produção pela empresa ajudaram a sustentar seus resultados trimestrais, particularmente aqueles do terceiro trimestre. Tomando conhecimento da fraqueza das condições de demanda no curto prazo, a empresa também reduziu planos futuros de gastos de capital, bem como moderou o ritmo de aumento de sua produção de minério de ferro. Esses desenvolvimentos juntos ajudaram a melhorar as perspectivas de negócios da Vale para 2017.

Os mercados de minério de ferro superalimentados como resultado de um aumento na produção de minério de ferro por gigantes de mineração como Vale e Rio Tinto em meio a condições de demanda fraca impactaram negativamente os preços da commodity nos últimos dois anos. A desaceleração do crescimento econômico na China, maior consumidor mundial de minério de ferro, reduziu as expectativas de uma rápida melhora nas condições de demanda. Reconhecendo que é improvável que as condições de demanda aumentem significativamente no curto prazo, os grandes produtores de minério de ferro têm moderado o aumento de produção planejado. O quadro a seguir mostra como a Vale tem moderado a trajetória do futuro aumento da produção de seu Sistema Norte de minas de minério de ferro, que inclui o projeto S11D da empresa.

Declínio nos Custos de Produção

A Vale tem tentado reduzir os custos médios de produção através de uma combinação de iniciativas voltadas à redução de custos e à melhoria da eficiência. Além disso, o início da mineração a partir da mina de minério de ferro S11D, de baixo custo, permitirá à Vale reduzir ainda mais seus custos de produção.

Com a conclusão do projeto S11D no final do ano, a Vale não tem outros grandes projetos de expansão no horizonte. Com as condições de demanda relativamente moderadas que devem prevalecer no curto prazo, a empresa priorizou a maximização dos fluxos de caixa.

Com o crescimento econômico chinês esperado retardar mais em 2017, as condições de demanda para o minério de ferro são prováveis ​​permanecer. Entretanto, a Vale adotou ações apropriadas para alinhar melhor as operações da empresa com as condições de negócios prevalecentes. Com planos de racionalização , um aumento moderado na produção e operações de menor custo, a empresa está em muito melhor forma no final de 2016 em comparação com a situação no início do ano.

 

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário