Comissão debaterá investimento da Vale de R$4 bilhões em ferrovia de Mato Grosso

A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) tem audiência pública na próxima terça-feira (7) às 9h. Os senadores vão debater a decisão do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República, que exigiu da mineradora Vale a construção de um trecho de 383 quilômetros da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste, em Mato Grosso. O investimento de R$ 4 bilhões é uma contrapartida à renovação das concessões das estradas de ferro Vitória-Minas e Carajás, também exploradas pela companhia.

O requerimento para a audiência pública é do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA). Ele convidou para o debate o governador do Pará, Simão Jatene, além de representantes do PPI, dos ministérios de Minas e Energia e dos Transportes e da própria Vale. Em Plenário, Flexa Ribeiro criticou a decisão por investimentos no Mato Grosso como compensação por danos ambientais no Pará. No seu entendimento, a Vale e o governo federal prejudicaram seu estado.

Antes da audiência pública, a CI analisa dois requerimentos do senador Flexa Ribeiro. O parlamentar sugere que também participem do debate sobre a Vale um representante da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Pará Adnan Demachki.

Veja a pauta completa da CI

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *