Enem 2015: Violência contra a mulher é tema da redação

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 é “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”. A informação foi divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), pouco depois do fechamento dos portões dos locais de prova, por meio do Twitter.

O assunto é bastante atual e discutido intensamente nas redes sociais. No ano passado, uma campanha na internet levou mulheres do Brasil todo a publicar fotos com a frase “Não mereço ser estuprada”. Desde a semana passada, em nova mobilização virtual, milhares de mulheres vêm publicando depoimentos com a hashtag #primeiroassedio. Nesses posts, sempre carregados de emoção, elas descrevem o primeiro episódio de assédio sexual que sofreram, muitas vezes na infância.

O estudante pode falar sobre a necessidade de se aplicar com maior eficácia a Lei Maria da Penha, sobre a importância da tipificação do feminicídio como crime hediondo no Código Penal e, principalmente, sobre a necessidade de uma mudança de valores, que depende principalmente da mídia e das escolas.

 

Redação do Portal Canaã

 

Deixe uma resposta

Leia mais