Construção da ponte entre São Geraldo do Araguaia e Xambioá deve gerar 5 mil empregos

A obra que será responsável por 2 mil empregos diretos e outros 3 mil indiretos começa em janeiro do próximo ano; no total, serão investidos R$ 132 milhões na ligação entre São Geraldo, no Pará e Xambioá, no Tocantins.

Com extensão de 1,7 mil metros, a ponte, antiga reivindicação da população da região, tem prazo de construção de três anos. Atualmente, a travessia entre os dois municípios São Geraldo do Araguaia e Xambioá, ligados pela BR-153, é feita por meio de balsas.

A ponte é aguardada há mais de 30 anos pelos habitantes da região. Agora, com a autorização para início das obras, o empreendimento deverá ser concluído em três anos. O presidente Michel Temer destacou a importância da ligação entre as duas cidades para o desenvolvimento social e econômico dos dois estados, e garantiu que o governo irá trabalhar para garantir a execução da obra. A ponte trará desenvolvimento, com geração de emprego, melhoria no escoamento da produção da região e suporte ao transporte de cargas de outros estados. Segundo divulgado pelo palácio do planalto a  obra deve gerá 2 mil empregos diretos e outros 3 mil indiretos.

Assim como em Xambioá, haverá desenvolvimento em São Geraldo do Araguaia, aposta o prefeito da cidade de 29 mil habitantes, Edilson Pereira de Carvalho. A cidade tem grande potencial turístico, com cachoeiras e sítios históricos. “Muitos deixam de visitar São Geraldo pela dificuldade de acesso. Com a ponte, o turismo será potencializado e a cidade beneficiada”, afirmou.

Segundo Carvalho, a ponte entre as duas cidades vai facilitar o escoamento dos produtos produzidos no município. Atualmente, as principais fontes de renda de São Geraldo do Araguaia são a pecuária e a agricultura. Diariamente, 150 veículos e 500 pedestres fazem a travessia para o município tocantinense.

Presidente visita região do Rio Araguaia onde será construída a ponte Foto: Beto Barata

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

4 thoughts on “Construção da ponte entre São Geraldo do Araguaia e Xambioá deve gerar 5 mil empregos

  1. sou ressem formado em engenharia civil, e essa obra será uma grande oportunidade de emprego, estou a disposição.

  2. Bom dia Senhores!
    Apresentação: Experiência em obras de montagem e infraestrutura, trabalhei na Cibresme (fabricação de estruturas, vasos e tanques), Christiani Nielsen e Odebrecht onde participei de projetos como gasoduto de Fortaleza, ampliação e reforma de plataformas de petróleo (CE), Irrigação Itaparica (Projeto Caraíbas-PE), Porto de Suape, Aeroporto de Recife, Refinaria de Pernambuco, Projeto Pirapama, Ford e Bridgestone em Camaçari, Arena PE, Grupo Petrópolis (PE), Aeroporto de Goiânia, entre outros.

    Áreas de atuação: Coordenador da área da qualidade em obras industriais e infraestrutura. Coordenação e inspeção de fornecedores na fabricação e montagem de estruturas metálicas, tanques, vasos, tubulações e afins. Inspeções na área de montagem, soldagem e pintura (estruturas metálicas, tubulações, tanques, etc), instalações e construção civil. Coordenação de ensaios de campo – destrutivos e não destrutivos.
    Análise de projetos para identificação de novos materiais e metodologias.
    Identificação, avaliação, cotação e diligenciamento de fornecedores nas áreas de estruturas metálicas, instalações (tanques, vasos e tubulações) e infraestrutura.

    Alexandre Soeiro

  3. sou pedreiro tenho vários profissão não carteira sou armado, capiteiro sou pedreiro de levanti i pedreiro de massa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *