Polícias Civil e Militar desarticulam quadrilha de roubos a bancos

As Polícias Civil e Militar desarticularam, na madrugada desta terça-feira, 5, uma associação criminosa especializada em roubos a instituições bancárias no momento em que o grupo tentava arrombar um caixa eletrônico de uma agência em Jacundá, no sudeste do estado. Durante a abordagem policial houve troca de tiros e dois homens que integravam o bando morreram no confronto. Um terceiro foi preso em flagrante e depois identificado como policial militar. Outros quatro homens fugiram. Com o bando, os policiais apreenderam duas pistolas, dois carros, diversas ferramentas usadas em arrombamentos de caixas eletrônicos, além de oito telefones celulares utilizados nos crimes.

A ação policial foi coordenada pela equipe da Delegacia de Repressão a Roubos a Bancos, que integra a Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) da Polícia Civil, com apoio de homens do Grupo de Pronto-Emprego e de policiais militares de Jacundá. A operação teve como base levantamentos feitos pela DRRB sobre a atuação do grupo, que já vinha sendo investigado. Os assaltantes foram supreendidos durante a madrugada, enquanto tentavam romper uma parede para ter acesso à parte interna do banco.

No momento da abordagem, houve reação por parte dos criminosos. Acabaram morrendo durante o confronto o paraense João Vitor Bento Dias, 37 anos, natural de Marapanim, e o amapaense Leandro Monteiro da Silva, 26 anos, natural de Macapá. Um dos integrantes do grupo, identificado como Daniel Sheridan Costa, 29 anos, foi preso no local. Com ele, foi encontrada uma carteira de policial militar. No documento, ele é identificado como soldado, lotado em Tucuruí, no entanto sua patente seria de cabo.

Ele conduzia um veículos cujas placas estavam parcialmente encobertas com fitas isolantes para dificultar a identificação do veículo. Ainda não se sabe quem é o proprietário do carro. O outro veículo apreendido trazia placas de João Pessoa, na Paraíba, mas a suspeita é de que se trata de um carro roubado e clonado.

Conforme o delegado Nelson Pimentel, titular da DRRB, pelo menos outros quatro homens conseguiram fugir do local no momento da abordagem, em uma caminhonete. As armas, carros e ferramentas usados pelo bando foram abandonados no banco e depois recolhidos. Após a troca de tiros, os policiais seguiram em direção a um ramal do município na tentativa de prender o restante do grupo, porém sem sucesso.

A Polícia Civil acionou a perícia para proceder à remoção dos corpos e levantamento do local de crime. O policial militar preso foi autuado em flagrante na Delegacia de Jacundá e deverá ser transferido ao Presídio Coronel Anastácio das Neves, do Complexo Penitenciário de Americano, em Santa Isabel do Pará. As investigações vão prosseguir para que os demais integrantes do bando possam ser se identificados e presos.

Foto: Reprodução/Policia
Foto: Reprodução/Policia

Por Walrimar Santos

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário