Novo parceiro do Portal Canaã, Jeferson Sena assina a coluna Cultural

A partir desta semana os leitores do Portal Canaã terão mais novidades, mais uma ferramenta de informação sobre a cultura paraense vem ai!!!

Coluna Cultural, assinada pelo renomado Jeferson Sena.

Jeferson Sena é Geólogo, formado pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, natural de Moju-Pa, onde desempenhou diversos trabalhos importantes em prol da cultura do município. Seu primeiro contato com manifestações culturais vem da infância, onde frequentava escola de samba de seu bairro, a Mocidade Unida da Pedreira,  acompanhado de sua tia, presidente da escola, e que foi sua primeira inspiração no cenário cultural.

A partir de 2004, começou a trabalhar nas escolas municipais e estaduais de Moju, onde desempenhava funções de coreógrafo, estilista, folclorista e promotor das artes em diversas vertentes.  No ano seguinte, representou a região do baixo Tocantins e a Escola estadual Ernestina Pereira Maia (escola onde cursou o ensino médio) juntamente com outros alunos, em projeto da Secretaria Estadual de Educação, intitulado Linguagens de um Povo. Este projeto visava promover intercâmbios culturais através da dança, com apresentações em renomadas instituições como a Fundação Curro velho e Teatro da Paz.

Posteriormente foi membro do grupo de carimbó mais tradicional do município de Moju: o Mexilhão do Icatú, e também atuou em projetos culturais juninos como os grupos Sedução Mojuense, Revelação Junina e Sabor da Terra, desempenhando papel de bailarino destaque.

Em 2011, Jeferson mudou-se para a cidade de Marabá-Pa e ingressou na faculdade de Geologia da UNIFESSPA. Desde então sentiu-se acolhido pela região, que lhe proporcionou muitas experiências enriquecedoras. Continuou seu envolvimento com a cultura regional através da dança, atuando como bailarino na companhia de dança Yaguara e no estúdio de dança Flávio Fernandes, considerados grandes fomentadores da cultura na região.

Jeferson se considera um apaixonado pelos cheiros, ritmos e cores do Pará, estando sempre envolvido com manifestações culturais no Pará. Atualmente, Jeferson desempenha a função de fundador, coordenador, coreógrafo e estilista da Companhia de balé folclórico Raízes do Tauarí, da Unifesspa.

Jeferson Sena inicia sua trajetória com o Portal na próxima sexta, 15/09, e suas publicações terão edições semanais.

Bem vindo Jeferson, temos certeza que você irá colaborar muito com a valorização, memória e incentivos as manifestações culturais na região sul do Pará!!!

COMENTE VIA FACEBOOK

Deixe uma resposta