Nova Hidrelétrica será construída no Rio Tapajós, após acordo

Furnas assina acordo com grupo chinês para construção da UHE Tapajós

Furnas firmou, dia 17, em Brasília, acordo de cooperação estratégica na área de energia elétrica com a China Three Gorges International Corporation. O acordo trata da construção da Usina Hidrelétrica São Luiz do Tapajós (UHE Tapajós), no Pará, com 6.133 MW de potência instalada, e de novos empreendimentos de fontesalternativas de energia no país, com destaque para eólicas.

“O acordo faz parte da estratégia de Furnas para trocar expertise com grandes players internacionais do setor de energia, principalmente no segmento de fontes limpas e renováveis. Assim como Furnas, a China Three Gorges tem larga experiência no setor elétrico, pois construiu a maior hidrelétrica do mundo em potência instalada, a Usina de Três Gargantas”, destacou o presidente de Furnas, Flavio Decat.

O acordo entre Furnas e China Three Gorges foi firmado durante cerimônia de assinatura de atos entre Brasil e a China, comandada pela presidente Dilma Rousseff, ao lado do presidente da China, Xi Jinping, e da qual participaram também os presidentes Flavio Decat (Furnas) e José da Costa Carvalho Neto (Eletrobras), além de autoridades de ambos os governos e empresários de diversos setores do Brasil e da China.

Na ocasião, foram assinados outros 30 acordos sino-brasileiros contemplando outras áreas, entre elas transporte, comércio, infraestrutura e educação.

 

Jorge Clésio, da Redação do Portal Canaã, com informações da Ambiente e Energia

COMENTE VIA FACEBOOK

Deixe uma resposta