Mina de cobre da Avanco entra em ramp-up em Curionópolis

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

A Avanco Resources concluiu o comissionamento do filtro de prensa com placas verticais VPA, da Metso, na mina de cobre Antas North, em Curionópolis (PA) conforme a previsão do Luís Azevedo, diretor executivo da Avanço. A mineradora australiana agora pode fazer a integração total do concentrador, que está em operação, com aproximadamente 300 toneladas de concentrado de cobre filtrado, com 8% de umidade, empilhadas e prontas para embarque.

A unidade, que recebeu investimentos de US$ 60 milhões e irá produzir 45 mil t de concentrado de cobre por ano (12 mil t de cobre contido), tem a vantagem de estar perto do projeto de ferro S11D da Vale, em Canaã dos Carajás, na mesma região, e considerado o maior empreendimento minerário em curso do mundo.

A jazida do projeto, denominada Antas North, possui um teor de cobre entre 2,5% e 3%, sendo quatro vezes superior ao do depósito de Sossego, que fica cerca de 100 km e pertence à Vale. Com um minério de cobre de alta qualidade e se beneficia de uma região dotada de infraestrutura, instalações de fabricantes de equipamentos e serviços disso, a unidade terá fácil acesso à infraestrutura local, composta por estradas pavimentadas, ferrovias e o Porto Vila do Conde, de onde a empresa pretende exportar o concentrado por contêineres e a granel.

Equipe de Redação do Portal Canaã

Deixe uma resposta

Leia mais