Komatsu compra Joy Global por US$ 3,7 Bi

Komatsu disse que planeja manter Joy Global como uma subsidiária separada.

A japonesa Komatsu, segunda maior fabricante de equipamentos de construção e mineração do mundo, atrás da Caterpillar, anunciou a compra da americana Joy Global, fornecedora de máquinas e serviços para mineradoras, por US$ 3,7 bilhões, em dinheiro. A Komatsu tenta se expandir fora do Japão, uma vez que gera mais de 80% de sua receita no exterior.

A Komatsu disse, em comunicado, que a aquisição está em linha com a estratégia da companhia em fortalecer o negócio de equipamentos de mineração. A Joy Global fabrica equipamentos e peças para mineração de superfície e subterrânea.

“A indústria de mineração continua a enfrentar dificuldades cíclicas por causa do excesso de capacidade e da redução da demanda dos clientes”, diz a Komatsu em nota.

A Komatsu, que está no ramo de equipamentos de mineração desde 1921, se expandiu nos anos 1990 com a aquisição de diversos fabricantes de equipamentos em várias regiões mineradoras. Tanto a Komatsu quanto a Joy estão presentes no Brasil.

O acordo inclui a integração das linhas de produtos das duas empresas e também a expansão das opções para clientes globais.

A Komatsu vai agora ser capaz de oferecer equipamentos para lavra subterrânea e unidades de grande porte para o carregamento no subsolo, da mesma forma, vai continuar a ofertar produtos da marca Dantotsu para seus clientes tanto para mineração a céu aberto quanto para minas subterrâneas.

A aquisição da Joy Global vai acrescentar ao portfólio da Komatsu equipamentos de superfície como escavadeiras a cabo, carregadores sobre rodas de grande porte, draglines e perfuratrizes.

Quando a transação for concluída, a Joy Global vai se tornar uma subsidiária integral da Komatsu e as companhias vão trabalhar juntas para alinhar a organização e operação “para melhor atender aos clientes”. A aquisição, que ainda depende da aprovação dos acionistas da Joy e de aprovações regulatórias, deve ser concluída no ano que vem. (NMB)

COMENTE VIA FACEBOOK

Deixe uma resposta