Empregador Web agiliza o envio dos pedidos de seguro desemprego – Portal Canaã

Empregador Web agiliza o envio dos pedidos de seguro desemprego

Dados da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) revelam que 99,16% dos requerimentos de seguro desemprego enviados em junho deste ano, no Estado do Pará, foram repassados por meio do Sistema EmpregadorWeb, que substitui o preenchimento manual para a requisição do benefício e possibilita o envio on-line. Dos 5.224 requerimentos feitos, 5.180 foram solicitados pela ferramenta digital. Os números são superiores aos registrados no sexto mês do ano passado, período em que o sistema começou a ser utilizado pelos empregadores. Naquele mês, 15.664 requerimentos foram solicitados, mas apenas 21 foram entregues via EmpregadorWeb. Ao todo, nos doze meses, entre junho de 2014 e junho de 2015, 189.498 requerimentos foram realizados, sendo 32.837 por meio do sistema. Os Estados com maior alcance na utilização do mecanismo, em junho deste ano, foram o Amapá (99,76%), Pará e Paraíba (98,63%). Com menor alcance estiveram o Mato Grosso do Sul (88,69%), São Paulo (90,23%) e o Mato Grosso (91,01%).

Do total de 310.452 requerimentos solicitados mês retrasado, no País, 291.986 foram realizados pela ferramenta digital. Em junho de 2014, apenas 475 requerimentos, do total de 734.058, ocorreram via sistema web. Este bom resultado foi conquistado, segundo o MTE, pela Resolução nº 742 do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), publicada no Diário Oficial da União de 1º de abril de 2015, que tornou obrigatório o uso da ferramenta a todos os empregadores. As empresas têm que informar ao governo a dispensa do trabalhador para fins de recebimento do seguro.

Segundo o coordenador-geral de seguro desemprego, Márcio Borges, a solicitação do benefício está passando por um processo de modernização, com ganho para as três partes. “O Empregadorweb traz segurança para o MTE, por meio da certificação digital que garante autenticidade das informações prestadas, redução de custo para o empregador, com a eliminação de requerimentos adquiridos nas papelarias, e agilidade no atendimento ao trabalhador, porque as informações já estão previamente preenchidas”, destacou. Em um ano, mais de 1,4 milhão de requerimentos de seguro desemprego foram realizados via Empregadorweb.

O seguro desemprego é um benefício pago pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e concedido pela seguridade social (INSS), cuja finalidade é fornecer assistência financeira temporária ao trabalhador dispensado imotivadamente pelo empregador, bem como auxiliar trabalhadores na busca de recolocação no mercado de trabalho.

Deixe uma resposta