Desde agosto de 2017, com o objetivo de unir e organizar a classe de Geólogos formados e atuando no sul do Pará, um grupo de profissionais vinham promovendo reuniões e debatendo com os demais colegas sobre questões e demandas da área, assim como sobre o atual quadro da Mineração no Sul do Pará.

Após diversas reuniões, na manhã do dia 04 de outubro de 2017, ocorreu nas dependências da Faculdade de Geologia da UNIFESSPA – Marabá, a primeira parte da Assembléia que definiria os rumos de toda aquela movimentação. Ainda no dia 04, a tarde, nas dependências do IFPA Parauapebas, houve a segunda parte da Assembléia que definiria o rumo organizacional dos profissionais geólogos do Sul do Pará.

Segunda parte da Reunião dos Geólogos do Sul do Pará em Parauapebas.

Findado a Assembléia e após computar os votos, foi aprovado a criação de uma entidade associativa que representasse os profissionais geólogos do Sul do Pará, denominada de Associação dos Geólogos do Sul do Pará, ASSOGESPA, assim como foi definido os membros que comporiam a primeira diretoria da associação, sendo:

Presidente – Bruno Erickson Matos Facundo

Vice Presidente – Camila Dannyelle Rodrigues dos Santos

Primeira Secretária – Maria Nattânia Sampaio dos Santos

Segunda Secretária – Daiane Volff Ferreira

Tesoureira – Daniele Freitas Gonçalves

Atualmente a associação encontra-se totalmente regularizada, registrada em cartório e com o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica emitido no dia 08 de dezembro. A ASSOGESPA conta, até o momento, com 80 geólogos, os quais estão divididos em associados e em processo de associação.

A solicitação para novos cadastros é realizada através da fanpage no Facebook, www.facebook.com.br/assogespa, por email, assogespa@gmail.com ou ainda através de solicitações enviadas para os membros da diretoria.

A diretoria da associação tem trabalhado incansavelmente para a organização do coquetel de lançamento da ASSOGESPA, que será divulgado em breve em sua fanpage e nos veículos de mídia da região.

Destaca-se que os membros fundadores da ASSOGESPA, Camila Rodrigues, Carlos Alex, Daiane Volff, responsáveis por organizar e presidir as reuniões iniciais bem como a assembléia de criação da associação,  agradecem ao apoio crucial do geólogo Iloé de Azevedo, que não mediu esforços para ajudar a causa, estando presente sempre que possível nas reuniões e no esclarecimento de dúvidas.