Assinada ordem de serviço para derrocamento do Pedral do Lourenço

Na ultima  quinta-feira, 16, foi assinada a ordem de serviço para realização de estudos, projetos e obras do derrocamento do Pedral do Lourenço, formação rochosa que impede a navegação em um trecho do Rio Tocantins. A cerimônia foi realizada, primeiramente, na orla do município de Itupiranga e, no início da tarde, em Marabá, onde estiveram presentes mais de 300 pessoas, entre elas, deputados, senadores, prefeitos e empresários locais.

O termo foi assinado pelos ministros dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella Lessa; e da Integração Nacional, Helder Barbalho, autorizando o início dos serviços da empresa DTA Engenharia Limitada, vencedora da licitação para ser responsável pela elaboração dos projetos básico e executivo, além das ações ambientais e da execução das obras em um prazo total de 58 meses.

Com o derrocamento será aberto um canal navegável de cerca de 140 metros de largura, possibilitando a passagem de navios de carga no período em que o rio fica mais raso durante o ano. Isso facilitará o escoamento da produção de vários estados, não apenas o Pará, como Maranhão e Tocantins, que têm como destino o Porto de Vila do Conde, localizado no município de Barcarena.

Para o senador Flexa Ribeiro (PSDB), defensor da obra há mais de 20 anos, ao garantir a navegabilidade da hidrovia, o derrocamento possibilitará também a instalação do polo metal mecânico de Marabá, permitindo à população local qualificação profissional, geração de renda e melhor qualidade de vida.

Na ocasião, o parlamentar cobrou a retomada do projeto de criação do porto público na região para escoar a produção que será gerada no polo metal mecânico. Ao novo ministro dos Transportes, Flexa pediu maior atenção do Governo Federal em relação a questões do Pará. “Volte seus olhos, inteligência e competência para o Pará. Nosso Estado sempre contribuiu para o Brasil, desde o ciclo econômico da borracha. É preciso agregar valor à produção local e gerar renda”, argumentou o senador.

Maurício Quintella Lessa garantiu que a equipe está empenhada para que a região apresente um significativo crescimento e desenvolvimento nos próximos meses. Em relação ao derrocamento, o ministro comentou sobre os benefícios do investimento no transporte aquaviário, considerado mais econômico e sustentável que outras modalidades. “Estamos criando uma nova rota de escoamento da produção no Brasil, que é mais barata e vai gerar muitos empregos”, explicou.

Siderúrgica

Durante o evento, outra notícia animou o empresariado local. É que na próxima terça-feira (21), às 16h, em Marabá, será apresentado o protocolo assinado pelo Governo do Estado e representantes da Vale e da Cevital para a implantação de uma nova siderúrgica no município. A empresa argeliana pretende produzir 2,5 milhões de toneladas de aço em Marabá.

“O governador Simão Jatene, de forma determinada e silenciosa, trabalhou um ano e meio para viabilizar este acordo que vai ser mostrado à sociedade de Marabá. A partir daí, a empresa vai fazer um investimento na ordem de US$ 2 bilhões e vai ser a primeira siderúrgica do Brasil e da América do Sul a produzir trilho, o que nós precisamos muito para ampliar a estrutura ferroviária brasileira. Todo o trilho que tem hoje vem da China”, afirmou o senador tucano.

Por Aretha Fernandes

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