Arrecadação com royalties na mineração deve dobrar

De acordo com o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, o minério de ferro sofrerá as principais mudanças na forma de cobrança dos royalties.

O governo brasileiro projeta dobrar a arrecadação com a cobrança da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), também conhecida como royalties da mineração, segundo o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho. No ano passado, o país arrecadou R$ 1,8 bilhão, ou 2,02% da receita líquida das empresas do setor.

“Algumas alíquotas terão aumento, e outras, redução. Agregados como brita e areia, que são usados na construção civil, pagarão menos”, afirmou Coelho Filho. O novo Marco Regulatório da Mineração prevê mudança nas alíquotas em minérios como nióbio e ouro, por exemplo, que passaria de 1% para 2%.

De acordo com o ministro, a arrecadação com o minério de ferro vai passar pelas principais mudanças. Uma delas, segundo ele, é a base de cálculo. Hoje, a compensação financeira é calculada em cima da receita líquida. Ela passará a incidir sobre a bruta.

Outra mudança em relação a arrecadação com a principal commodity mineral do país é o aumento da alíquota: ela passará da faixa de 2% para 4%, flutuando de acordo com o preço do minério de ferro.

O argumento do ministro é que outros países mineradores, como a África do Sul, cobram royalties maiores. Nesta semana, a Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais (Amig) emitiu uma nota em defesa do aumento das alíquotas no setor e anunciou um encontro com o ministro no dia 5 de abril, para falar sobre o assunto.

A indústria está alinhada com o ministério até agora, mas é contra essas alterações, afirma Walter Alvarenga, presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram). Segundo ele, o produto brasileiro vai perder competitividade com a medida, porque outros produtores do minério estão próximos do grande consumidor, a China.

“A pauta dos bens minerais segura boa parte da balança comercial. Vão querer dar porrada na galinha dos ovos de ouro?”, declarou. As informações são da Folha de S.Paulo.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *