S11D deve começar a produzir antes do esperado – Portal Canaã

S11D deve começar a produzir antes do esperado

Segundo o CFO da Vale, Luciano Siani, a mega mineradora brasileira deverá terminar as obras do S11D antes de dezembro de 2016, a data prevista.

O S11D é a maior ameaça à supremacia australiana no minério de ferro. A Vale é a maior produtora individual, mas a Austrália exporta bem mais do que o Brasil. A luta pela hegemonia do mercado já derrubou dezenas de projetos e muitas empresas em todo o globo.

Somente o projeto S11D deverá adicionar 90 milhões de toneladas de minério de qualidade imbatível por ano. Este minério, por não ter competidor, terá um valor mais elevado (prêmio) e irá deslocar a tonelagem equivalente do mercado mundial.

É isso que preocupa os australianos que, apesar da distância menor para a China não terão produtos com a qualidade do S11D.

Além da qualidade o minério S11D terá embutido um custo operacional muito baixo, próximo dos US$10 por tonelada o que o torna imensamente competitivo.

O único problema, que diz respeito aos brasileiros, é que o melhor minério do Brasil será vendido a preço de quase nada, sem nenhum valor agregado.

O país perderá uma oportunidade de um lucro várias vezes maior, se a Vale produzisse ferro gusa, aço e derivados com o minério do S11D que, obviamente, não durará para sempre.

Pedro Jacobi  do Portal do Geólogo

 

Deixe uma resposta