Desenvolvimento Regional: uma política de estado

Por: Wander José

Projeto pequenas minas na região de Carajas geração de empregos e renda
Utilização sustentável dos recursos naturais .
Respeito a legislação vigente.
Evitar futuros passivos ambientais.

Importância do Projeto das pequenas minas para a economia da região de Carajás?

Esta politica de estado com participação dos governos federal , estadual e municipal juntamente com a sociedade civil e agentes públicos e privados são importante fonte de solução de impasses e soluções de problemas contribuição efetiva no desenvolvimento regional com geração de empregos e renda e melhoria na qualidade de vida da população.

A legalização e solução do conflito da exploração dos recursos minerais na região com a implantação do peojeto de pequenas minas com uma metodologia de mineração sustentável e legalizada é um avanço significativo para o desenvolvimento econômico e social da região e para país reencontrar seu crescimento com justiça social .

No caso da região de Carajás , a atividade de abertura e operação das pequenas minas na região se torna grande protagonista deste novo conceito de exploração mineral ,

Aproveitando o novo marco regulatório e criação da agência nacional de mineração , um bovo contexto do órgão responsável e fiscalizador isto se deve , em função do potencial mineral da região esta caracterizado na diversidade geológica e sua litologia caracterizado por ser uma anomalia e um diferencial para exploração e geração de valor.

A mineração é um dos setores básicos da economia brasileira e esta diretamente atrelada ao DNA do pais , do estado e região e vocação dos municípios mineradores locais .

São 5 fatores que explicam a importância do Projeto das pequenas minas na região de Carajás para o desenvolvimento econômico e social da região :

1- Novo ciclo de desenvolvimento regional de forma legal , sustentável econômicamente.

A atividade de extração de minérios de forma legalizada reaquecem as economias dos municípios e favorecem os índices de desenvolvimento econômico e crescimento dos municípios .

Quer um bom exemplo disso?
Proporciona :
Geração de empregos e renda ,
Melhoria no IDH .

Por trás do bom resultado vem a melhoria na qualidade de vida da população com a metoligia da mineração sustentável e legalizada .

A rentabilidade e a recente alta dos preços de algumas commodities minerais contribui para geração de valor das operações sustentáveis das pequenas minas e melhor aproveitamento dos recursos naturais.

2 – Respeito ao meio ambiente e a Influência histórica numa região de conflito regulada pelo estado.

A região atraiu muitos trabalhadores desde a décadas passadas atraída pelo ciclo do ouro de Serra pelada e grandes investimentos no projeto ferro que tem bom retorno financeiro e grande logística de suporte.

E esse potencial do setor já era visível desde o período do eldorado de Serra pelada e implantação do projeto Carajás.

Naquela época, a extração de minérios foi responsável por parte da ocupação do território e, principalmente, pelo equilíbrio econômico e geração de riquezas nas cidade de Maraba e Imperatriz polos regionais .

A consequência disso?

Os olhos de mercados estrangeiros começaram a brilhar pelos solos da região.

Não à toa, durante todas as décadas de 70 , 80 , 90 , o interior do Para recebeu várias expedições em busca de metais valiosos e pedras preciosas.

3- Relação com fenômenos sociais

A extração de minérios está associada em maior ou menor grau com todos os fenômenos sociais e tem vínculo com praticamente todas as questões de crescimento e desenvolvimento da região .

A própria história da mineração em carajas e exploração do ouro de Serra pelada revela essa forte influência do setor e êxodo migratório da região.

Durante o período o ouro encontrado e gerou lucro e contar que, com a riqueza trazida pela extração de ouro na época, surgiu uma nova ordem econômica na região.

4 – Influência no PIB local

Você sabia que a mineração no Pará é responsável por quase 38 % do PIB do estado ? Ela é capaz de oferecer produtos para diversos e variados tipos de indústria como siderúrgicas, fertilizantes, petroquímicas e metalúrgicas.

De olho nesse potencial da extração de minérios, muitas iniciativas governamentais têm como foco o investimento e a modernização do setor.

Criação da zona de produção e transformação mineral .

ZPTM.

E o resultado disso será o rápido crescimento do segmento e retornos significativos para a economia da região.

5 – Geração de empregos

O projeto das pequenas minas irá contribuir para a criação de inúmeros empregos diretos e indiretos, justamente por oferecer oportunidades para variados tipos de profissionais .

É justamente essa relação indireta com outras atividades econômicas que torna a extração de minérios uma das principais fontes de geração de empregos e renda na região.

Um estudo realizado pela empresa de consultoria entre os fornecedores de materiais , insumos , instalações industriais , equipamentos e serviços à mineração local , revelou que a cadeia do setor local tem potencial de geração de 1.500 empregos diretos e 6.0000 mil indiretos, pagando US$ 40,6 milhões em salários e 60, milhoes serviços contratados terceirizados .

Para cada um emprego direto temos outros 4 indiretos na economia local.

O fortalecimento da economia local aumenta a arrecadação dos municípios equilibrando os gastos públicos , podendo proporcionar melhor qualidade de vida para população.

Vamos em frente .

Deus no comando.

WJN

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário