Política, uma troca de benefícios

A política além de ser a arte de gerir o estado é também uma troca de benefícios entre todos os envolvidos, desde o eleitor que opta por seu representante até aqueles que vem a ocupar os cargos máximos. Pena que muitos fazem a negociação errada.

Quando elegemos nossos representantes, isso não quer dizer que entregamos a eles simplesmente um “pacotão de dinheiro”, mais sim, entregamos a eles chaves e os acessos para administrar esse dinheiro dentro dos parâmetros de uma legislação, que seja em maior ou menor quantidade, mais que venha contemplar a sociedade como um todo, distribuindo esse dinheiro e deixando a transparência da forma que ele foi gasto. Ou seja, quando elegemos um político não estamos dando a ele simplesmente a honra de administrar dinheiro, mais sim, dando a ele honra de ser nosso representante, e também concedendo a ele os benefícios legais que o cargo lhe concede. O dinheiro público não é dos políticos gestores, ele é de toda sociedade, os gestores tem o dever de transforma-lo em benefícios para essa sociedade.

O político pode sim conceder algum benefício pessoal e financeiro para qualquer pessoa, mais desde que seja oriundo de seus ganhos pessoais, de sua própria fonte de renda, desde que não caracterize alienação a algum propósito político pessoal.

Talvez serei criticado e até mesmo agredido com dizeres, ao postar esse texto em redes sociais, devido ao fato de minha pessoa ocupar um cargo público por indicação, sei que algumas pessoas que não me conhece ou até mesmo aquelas que me conhece, mais discordam da política que eu acredito, que é o modelo que vem sendo utilizado em nossa cidade Canaã dos Carajás por nossos gestores, mais é notório que a população sabe e reconhece que esse modelo tem alcançado resultados satisfatórios.

Aprendi que as duas melhores formas de conhecer bem as pessoas é a proximidade e as atitudes, o que me falaram à respeito delas, nem sempre é o que disseram. Vivi minha infância com minha avó que era semianalfabeta e viúva de político vítima do sistema da ditadura, ela dizia que só se conhece melhor uma pessoa depois que ambos comem ao menos 1 Kg de sal juntos. Entendo todos aqueles que estão revoltados com políticos, sei o motivo vou citar um exemplo: Sérgio Cabral, ex-governador do Rio, conseguiu falir um dos Estados mais prósperos do Brasil, até que ele fosse desmascarado, se transformou em um “ator” enganando a maioria da população do Rio, se não fosse o povo acordar e a justiça agir, poderia quem sabe, enganar a maioria da população brasileira e se tornar até Presidente da República .

Estou fazendo esse post, para retratar a minha indignação, não com a política, mais com políticos que adotam “sistemas”, simplesmente pelo fato de se manter ou se chegar ao poder a qualquer custo, ou até mesmo por benefício próprio.

Infelizmente disputas por cargos e espaços, até mesmo entre pessoas e políticos do bem, porém vaidosos, é o que faz, na maioria das vezes, os maus chegarem ao poder, pois infelizmente o mal tem maior capacidade de se aglutinar, por isso, os que querem o bem precisam também ter sabedoria, conhecendo a própria capacidade e esperando seu momento.

A política não tem culpa dos maus políticos que se apropriam dela, pois é partir dela, dos políticos e pessoas de bem que vieram a se apropriar dela que poderemos colocar nossa nação entre as mais soberanas do Globo.

O empresário e apresentador Silvio Santos, elucidou os dizeres que teve grande repercussão nas redes sociais. “O bem sempre vence o mal, o mal pode até vencer por algum momento, mais no final o bem sempre vence. Porque se mal vencesse o bem, esta vida não valeria a pena.”

Por isso a política é uma troca de benefícios, pois, quem vota coloca o político em situação privilegiada, para devolver para toda sociedade esses benefícios de forma coletiva.

Por: Agnaldo Costa

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário