Susipe intensifica revistas e reduz em 40% número de fugas nas unidades prisionais – Portal Canaã

Susipe intensifica revistas e reduz em 40% número de fugas nas unidades prisionais

Foto: Divulgação Susip

Dados da Assessoria de Segurança Institucional (ASI) da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) revelam uma sensível queda no número de fugas registradas nos presídios do Estado, nos dois primeiros meses de 2019. Segundo o levantamento, em comparação ao mesmo período de 2018, houve uma redução de 40%.
De acordo com a Diretoria de Administração Penitenciária da Susipe, mais uma fuga foi interceptada e frustrada na madrugada desta quarta-feira (27/2), do Presídio Estadual Metropolitano I (PEM I), no Complexo de Marituba – o segundo maior do Estado. Foi a 5ª tentativa de fuga evitada somente nesta semana, em parceria com a Polícia Militar.
“Por volta das 03h15 da madrugada, um grupo de detentos do bloco F tentou fugir pelo solário da unidade prisional usando um gancho de ferro e um ‘teresa’ (corda artesanal feita com lençóis) para pular o muro de segurança. Policiais militares que realizavam a vigilância nas guaritas G3, G4 e G7 perceberam a movimentação suspeita e acionaram o alarme conseguindo evitar a fuga de presos”, explicou o diretor de Administração Penitenciária da Susipe, coronel Janderson dos Santos.
Para o diretor-geral penitenciário da Susipe, coronel Mauro Matos, a intensificação das revistas por meio de uma ação integrada tem fortalecido o sistema de segurança pública e conseguido frustar as tentativas de fugas.
“Começamos 2019 com a Operação Opus e revistas simultâneas em unidades prisionais da capital e do interior apreendendo objetos ilegais nos presídios e frustrando planos de fuga. Estamos intensificando as revistas, em parceria com a Polícia Militar, e com isso evitar possíveis fugas, com o trabalho de inteligência entre os órgãos de segurança do Estado. Nós estamos conseguindo êxito nas ações de forma preventiva”, avalia o diretor-geral penitenciário.
Segundo a ASI, em 2018 foram registradas 92 fugas de unidades prisionais do Pará, com 559 fugitivos e 199 recapturados; uma média de 7 a 8 fugas por mês. Do total, 360 presos seguem foragidos. Já nos dois primeiros meses de 2019 foram registradas 9 fugas com 26 fugitivos, 20 recapturados e 6 foragidos.
O secretário de Estado para Assuntos Penitenciários, Jarbas Vasconcelos, garante que o Governo continuará a intensificar as ações preventivas e realizar revistas regulares para reduzir o número de fugas dos presídios paraenses.
“O trabalho tem sido integrado e em todo o Estado. Além de Marituba, registramos também ocorrências, nessa semana, nos municípios de Santa Izabel, Santarém e Itaituba, e felizmente, conseguimos evitar as tentativas de fuga. Estamos com um esforço concentrado para realizarmos revistas regulares e mantermos o controle dos presídios do Estado. Vamos intensificar, cada vez mais, nossas ações nos centros de detenção para garantir a ordem e segurança da população”, afirmou o secretário.
Por Assessoria de Comunicação / Foto: Divulgação Susipe