Em Parauapebas, professores paralisam as atividades e 40 mil estudantes ficam sem aulas

Cerca de 40 mil estudantes do município de Parauapebas, sudeste do estado, não voltaram as aulas na manhã sexta-feira (10). Ainda na quinta-feira (11), os professores paralisaram as atividades para pedir melhores salários e estruturas nas escolas. Segundo a categoria todos os acordo firmados com a prefeitura como o rateio de 60% de uma verba do governo federal não foram cumpridos.

“Nós tivemos uma greve no primeiro semestre bem intenso do qual saímos com um acordo firmado com a gestão municipal, porém alguns pontos como os 3% da incorporação das atividades não foram pagas e até hoje não foram aprovadas”, disse o professor.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, as escolas de educação infantil não foram afetadas com a paralisação dos professores. Essa é a quarta paralisação dos professores no município só este ano. Em maio os educadores ficaram em greve durante 18 dias. Ainda segundo o Sintepp, a prefeitura não teria cumprido até hoje os acordos firmados pela categoria.

A Prefeitura do município informou que o rateio da verba dos 60% da verba do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), foi proibido pela justiça. Uma audiência entre a prefeitura e o Sintepp está marcada para o dia 6 de setembro. Com informações do G1.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário