CALAZAR PARAUAPEBAS: Sobe para 41 os casos de leishmaniose visceral em humanos

A Prefeitura de Parauapebas mostrou através uma uma notícia sobre intensificação de mutirões contra a Leishmaniose, números sobre casos em humanos e cães no município.

Segundo a Prefeitura, através da Semsa, com base em dados epidemiológicos da Vigilância em Saúde, de janeiro a maio de 2017 foram registrados quatro casos de leishmaniose visceral em humanos. No mesmo período deste ano, foram 37 casos a mais. Para a Semsa, o aumento deve-se a várias razões, entre as principais os processos migratórios, urbanização crescente, impactos ambientais, abandono e aumento populacional de animais, além da exploração mineral e outras.

Ainda segundo a notícias, as providências passam também pela Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) que atendeu, apenas no primeiro quadrimestre deste ano, 634 animais, destes 436 foram diagnosticados com leishmaniose. Além dos testes rápidos enviados pela Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa), a Semsa também adquire os testes rápidos que podem detectar a doença, que por sua vez pode ser ou não confirmada após a sorologia por meio de análise laboratorial.

Os mutirões de limpeza começaram por Palmares ll, dos dias 18 a 20 deste mês, em seguida Palmares Sul, dos dias 21 a 23, e continuarão por vários bairros de Parauapebas até o mês de setembro. Os moradores serão informados antes e durante as ações em todos os bairros.

Acesse a programação dos mutirões nos bairros aqui: Cronograma dos mutirões de limpeza

Veja também:

CALAZAR EM CANAÃ: Já são 22 casos em humanos no município

CALAZAR PARAUAPEBAS: Já são 36 casos em humanos e duas crianças mortas

Redação/Portal Canaã

 

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *