UFPA: Inscrições abertas para o Prolínguas 2020

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Arte: Assessoria Saest/UFPA
Arte: Assessoria Saest/UFPA

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST), publicou, na última quinta-feira, 02 de janeiro de 2020, o edital nº 01/2020/SAEST/UFPA, que regulamenta o processo seletivo para as vagas gratuitas, do projeto Prolínguas, nos Cursos Livres de Línguas Estrangeiras do Instituto de Letras e Comunicação. Estão sendo ofertadas 450 vagas, sendo 350 para inglês, 50 para francês e 50 para espanhol.

O Prolínguas é voltado aos discentes da UFPA regularmente matriculados em curso de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica, conforme critérios estabelecidos no edital. As vagas são destinadas a candidatos novos que irão cursar o 1º nível da língua estrangeira e a candidatos que já estão cursando e que pretendem renovar suas vagas.

O objetivo do projeto é apoiar o discente de graduação no desenvolvimento de habilidades de leitura, compreensão e escrita em língua estrangeira moderna, agregando assim valor à formação acadêmica e profissional, contribuindo para inserção no processo de internacionalização da UFPA.

Vagas – São ofertadas 450 vagas, sendo 350 para inglês, 50 para francês e 50 para espanhol. Todas essas vagas são destinadas a candidatos novos em 1º nível da língua estrangeira. Os candidatos que já estejam nos cursos livres por meio do Prolínguas e que pretendam renovar suas vagas, devem realizar uma nova inscrição no Sigaest, seguindo as normas estabelecidas em edital.

Os candidatos aprovados no Prolínguas/2020.2 receberão um auxílio financeiro em parcela única semestral, para custeio da aquisição do material didático (livro), com obrigação de prestar conta à SAEST, exigência a ser cumprida para renovação da vaga para prosseguimento no Prolínguas.

Inscrições – Todos os candidatos (novos e renovação) devem realizar suas inscrições no período de 2 a 17 de janeiro de 2020, no horário das 12h às 17h. Para se inscrever, o candidato deve acessar o Sistema Gerencial de Assistência Estudantil (SIGAEST), clicar em “Prolínguas 2020.2” e preencher o Questionário Socioeconômico de forma completa.

Após realização da inscrição, o candidato que estiver se inscrevendo pela primeira vez deve enviar a documentação, on-line, exigida no edital, por meio exclusivo do SIGAEST, em arquivo formato JPG e tamanho máximo de 500 kbytes. Já o candidato à renovação que tenha sido DEFERIDA no processo seletivo do Prolínguas 2019.4 (Edital nº. 05/2019) poderá realizar sua inscrição no “Prolínguas 2020.2” anexando somente, em formato JPG, no SIGAEST, o comprovante de matrícula do período letivo 2019.4, no ato da inscrição on-line.

Não serão assistidos pelo programa os discentes vinculados a cursos de graduação a distância, semipresencial, PARFOR, PRONERA e outros de mesma natureza, além de discentes estrangeiros de países não lusófonos.

A Coordenadoria de Integração Estudantil (CIE/SAEST) orienta os candidatos ao PROLÍNGUAS/2020.2 que leiam atentamente o edital referente às normas para inscrição e participação no programa.

Serviço:

Inscrição Prolínguas 2020.2

Período: Até 17 de janeiro de 2020
Informações: Telefone: 3201-7268
E-mail: saestcie@ufpa.br

Deixe uma resposta

+ Sobre