UFPA: Inscrições abertas para o Exame de Proficiência em Português

Estrangeiros e brasileiros que não têm o português como língua materna já podem se inscrever no exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) neste segundo semestre. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação da prova, está com prazo aberto até o dia 18 de agosto.

O exame será realizado entre 16 e 18 de outubro, em 107 postos aplicadores que aderiram a esta edição, distribuídos em 42 unidades no Brasil e 65 no exterior. Em Belém, a prova será aplicada na Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (FALEM) do Instituto de Letras e Comunicação (ILC) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Nesta edição, três postos irão aplicar o Celpe-Bras pela primeira vez: a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – Campus do bairro Lagoa Nova, a Ohio State University (OSU), dos Estados Unidos e a Administración Nacional de Educación Pública (Anep), em Montevidéu, Uruguai. A Anep é um órgão vinculado ao governo uruguaio, responsável pelo planejamento, pela gestão e pela administração da Educação Pública naquele país.

Escolha seu posto – O participante deve selecionar, no ato da inscrição, o país e o local onde pretende realizar as provas, de acordo com o limite de vagas disponibilizadas por cada posto. Um anexo do edital tem a relação de todos os postos credenciados que realizarão o exame e o respectivo número de vagas. Na página do Celpe-Bras, no portal do Inep, estão os contatos de todos os postos. Caso o posto aplicador atinja o limite de vagas disponibilizadas, o sistema bloqueará novas inscrições.

O Celpe-Bras é o único exame brasileiro para certificar proficiência em português como língua estrangeira aceito oficialmente pelo governo. O Inep aplica o exame, com apoio do Ministério da Educação e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores.

Estrutura – O Celpe-Bras é composto por uma parte escrita e uma parte oral. A parte escrita, que será aplicada a todos os participantes na manhã de 16 de outubro, tem quatro tarefas de produção textual que abrangem mais de um componente ou habilidade de uso da língua, exigindo do participante registro escrito em língua portuguesa, com insumos diversificados (vídeo, áudio e texto escrito) e tem duração de três horas.

A parte oral, que será agendada entre os dias 16 (vespertino) e 18 de outubro, é uma interação face a face entre o participante e o avaliador-interlocutor, com duração de 20 minutos. A interação consiste em uma conversa planejada com base nas informações registradas pelo participante na inscrição e em três momentos de conversas sobre temas veiculados na mídia nacional de variados gêneros textuais que mesclam linguagem verbal e não verbal, denominados elementos provocadores.

Para obter a certificação de Proficiência em Língua Portuguesa, o participante deverá alcançar, pelo menos, o nível intermediário nas duas partes do exame. Caso seu desempenho seja diferente nas duas partes, prevalecerá o menor resultado. De acordo com a pontuação obtida, o participante será classificado nos seguintes níveis de proficiência: intermediário, intermediário superior, avançado ou avançado superior.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário