Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPA oferta vagas para indígenas e quilombolas

UFPA Salinópolis Foto: Igor Brandão / Agência Pará

O Programa de  Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará (PPGSA/IFCH/UFPA) lançou Edital Suplementar  para um  processo seletivo destinado ao  preenchimento de vagas específicas, no curso de mestrado,  para indígenas e quilombolas. As inscrições estão abertas no período de 4 a 11 de novembro.

A proposta do programa ao ofertar  um processo seletivo especial para indígenas e quilombolas tem como finalidade avançar mais um passo no percurso das políticas de ações afirmativas da UFPA e do PPGSA, que vêm legitimando a universidade como um lugar de promoção da igualdade étnico-racial, do respeito à diversidade de saberes e da justiça social.

“O PPGSA há muito vem se preparando para o desafio de  propiciar a entrada desse grupo de discentes, com o nosso  corpo docente trabalhando questões sobre a história e a realidade indígena e quilombola e ofertando disciplinas optativas com essas temáticas ” destaca a professora Edila Moura , coordenadora do programa.

A oferta de um edital suplementar também visa proporcionar aos indígenas e aos quilombolas uma formação sociológica e antropológica em conformidade com as linhas de pesquisa, disciplinas e corpo docente do programa, que lhes permitirá desenvolver a crítica dos processos sociais históricos e atuais, nos quais estão inseridos.

Seleção – As seis vagas oferecidas são para o curso de mestrado, sendo  três (3) para candidatos indígenas e três (3) para candidatos quilombolas. Os critérios do processo seletivo foram discutidos e elaborados com a Associação dos Discentes Quilombolas da UFPA (ADQ-UFPA) e a Associação dos Povos Indígenas Estudantes na Universidade Federal do Pará (APYEUFPA).

Para concorrer às vagas, o candidato deverá ser graduado na área de Ciências Humanas ou afins e ainda comprovar, obrigatoriamente, sua condição indígena ou quilombola. As inscrições serão aceitas, exclusivamente, por via eletrônica, mediante envio de documentos para ppgcs@ufpa.br

Todas as informações sobre o processo seletivo e forma de inscrição estão no site do PPGSA.

COMENTE VIA FACEBOOK

Deixe uma resposta