Complexo Hospitalar da UFPA recebe presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

No último dia 05 de setembor, o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará recebeu a visita do presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Oswaldo de Jesus Ferreira. O gestor reuniu-se com o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, com a superintendente do Complexo, Regina Feio Barroso, e com os gerentes de Ensino e Pesquisa, Administração e de Atenção à Saúde dos hospitais universitários (HUs) Bettina Ferro de Souza (HUBFS) e João de Barros Barreto (HUJBB).

O objetivo da reunião foi realizar o primeiro contato entre o presidente da Ebserh e a nova gestão, que há um mês assumiu a direção do Complexo. “Fico muito feliz de ter vindo aqui e conversado com a direção do Complexo, prestigiado com a presença do reitor, que traz a nós uma tranquilidade muito grande em dizer que estamos juntos”, enfatizou Oswaldo Ferreira, que demonstrou a disposição em apoiar os hospitais universitários do Pará.

Durante a conversa, foi ressaltada a importância dos hospitais universitários, como principais polos de ensino em saúde no Brasil. Para o reitor da Universidade Federal do Pará, Emmanuel Tourinho, trabalhar em parceria com a Ebserh contribui para prover as condições de funcionamento dos HUs, e a reunião de hoje foi um indicativo para o fortalecimento desta parceria. “Pudemos ouvir um pouco mais sobre a filosofia de trabalho da Ebserh, assim como explicar a realidade dos nossos hospitais, dirigindo encaminhamentos em parceria para a melhoria dos serviços nos nossos hospitais”, salientou o reitor.

A Superintendente do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), professora Regina Fátima Feio Barroso, reforçou que a visita foi produtiva, considerando também que foi “uma ratificação de apoio para o Complexo, propondo que, após o nosso planejamento, nós estejamos aptos fazer as melhorias que o Complexo precisa”. Durante a reunião, foi entregue ao presidente o plano de ação da nova gestão.

Além da conversa com os gestores, o presidente da Estatal também cumprimentou as chefias e funcionários do Hospital Barros Barreto, local escolhido para o encontro, e saudou os empregados do Hospital Bettina Ferro, ressaltando o compromisso que a Ebserh tem de estar presente nos 40 hospitais universitários que administra em todo o país.

Sobre a Ebserh – Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh. O Complexo Hospitalar da UFPA integra a Rede Ebserh desde outubro de 2015.

Texto e foto: Paola Caracciolo – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh

Deixe uma resposta

+ Sobre