SECTET apresenta o Programa Forma Pará para a Universidade Estadual do Pará

Ocorreu na tarde da Segunda-feira (23) a reunião de apresentação do Programa Forma Pará na Universidade Estadual do Pará (UEPA). Estiveram presentes na mesa de apresentação o Profº Carlos Maneschy, Secretário de Ciência e Tecnologia; a Profª. Edilza Fontes, Secretária Adjunta da Secretaria de Ciência e Tecnologia; o Profº. Rubens Cardoso, Reitor da Universidade Estadual do Pará; o Profº Clay Chagas, Vice-reitor da Universidade Estadual do Pará; e o Profº. Messias Furtado, Coordenador do Programa Forma Pará na UEPA;

O objetivo da reunião foi apresentar os eixos e diretrizes do programa Forma Pará para o corpo docente da UEPA, de modo a esclarecer dúvidas pertinentes acerca da realização do programa. Durante a reunião foi apresentado o passo-a-passo para a execução do programa, o Secretário Carlos Maneschy explicou acerca da autonomia das universidades em avaliar e propor quais cursos serão ofertados, assim como as modalidades para a oferta: regular modular ou regular intervalar, além de como será definido o processo de seleção. O secretário explicou ainda que após este primeiro levantamento das possibilidades de oferta serão identificadas as demandas de cada município e sua vocação, para então verificar a possibilidade de implementação dentro da disponibilidade orçamentária do estado para o programa.

Assim, foi proposto à UEPA que avalie junto de seu corpo acadêmico a viabilidade de oferta de cursos, e também apresente propostas de encaminhamento para a realização de seus cursos através do programa Forma Pará. Em seguida, os professores da Universidade Estadual também puderam levantar questionamentos, e sanar outras dúvidas quanto ao que se faz necessário para a participação da UEPA na oferta de cursos pelo programa, apresentados questionamentos relacionados à infraestrutura, deslocamento, possibilidades de oferta, entre outros, além de propor sugestões para a execução do programa nos próximos anos.

O Secretário de Ciência e Tecnologia, Carlos Maneschy, avaliou como um momento positivo o diálogo feito entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Técnica (SECTET) e da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (FAPESPA) com a Universidade do Estado.  “A reunião tem o caráter de explicar o programa de maneira mais ampla, de dar informações específicas de como ele será executado, e ao mesmo, tempo também serviu como um espaço de interação entre nós da Secretaria e da FAPESPA com os professores da UEPA, tirando suas dúvidas e também ouvindo sugestões de aprimoramento para o programa”, afirmou o secretário.

Para o Reitor da Universidade Estadual do Pará, Rubens Cardoso, o objetivo da reunião foi alcançado, ao possibilitar a compreensão do programa pelos professores da UEPA. “O Forma Pará amplia a janela de oportunidades para que mais pessoas possam fazer a sua graduação, servindo como alavanca ao desenvolvimento do município, já que ele trabalha com as demandas apresentadas pela prefeitura. Foi uma oportunidade muito boa, produzindo, através do debate, o esclarecimento das questões que estivessem inquietando os coordenadores do curso, e eu acredito que quem ganha com isso é toda sociedade, porque a partir daí iremos fazer um portfólio daquilo que podemos apresentar dentro do programa e a Universidade do Estado do Pará encaminhará à SECTET na expectativa de que isso possa ser ofertado aos municípios paraenses”, explicou o reitor.

COMENTE VIA FACEBOOK

Deixe uma resposta