Reunião debate inclusão de jovens do municipio de Tailândia no mercado de trabalho

Foto: PJ de Tailândia

O Ministério Público realizou, na 4ª feira (8), uma grande reunião no auditório da escola técnica de Tailândia para debater e fomentar no serviço público e nas empresas locais a adesão a iniciativas que priorizem a inclusão de jovens no mercado de trabalho sob o regime de aprendizagem. A ideia é alcançar, sobretudo, jovens em condições de vulnerabilidade social e alijados de oportunidades de qualificação profissional e emprego.

A reunião, conduzida pela promotora de justiça, Ely Soraya Sila Cezar, contou a presença da auditora fiscal do trabalho, Deise Mácola, que levou diversos esclarecimentos sobre a legislação do regime de aprendizagem e ensinou o passo a passo para que as empresas de pequeno porte possam aderir e incluir jovens no mercado de trabalho. Estavam presentes integrantes da comunidade local, representantes da atual presidência da Associação Comercial de Tailândia e empresários locais.

Deise Mácola esclareceu, por exemplo, que a própria prefeitura de Tailândia, caso tenha interesse, poderá disponibilizar vagas a partir da criação de lei municipal ofertando vagas de aprendizagem junto à administração municipal, assim como outros municípios já fazem.

O secretário de estado de assistência social, trabalho, emprego e renda (SEASTER), Miriquinho Batista, informou a existência do programa estadual “1º Ofício”, introduzido pelo decreto nº 314, de 20 de setembro de 2019, cuja finalidade é proporcionar aos jovens aprendizes de 14 a 24 anos, residentes no Pará, a oportunidade de experiência profissional no mercado de trabalho, preparando-os para o exercício da cidadania.

O evento foi idealizado a partir de outros trabalhos já em curso na 1ª Promotoria de Justiça de Tailândia e que também objetivam afastar os jovens de Tailândia da ociosidade, das drogas e  da marginalidade, uma vez que vislumbra-se que a qualificação profissional e a inserção dos mesmos no mercado de trabalho são oportunidades ainda muito escassas, por diversos fatores, e um deles é a própria falta de informação adequada pelos  empresários e pelos jovens, e este evento sem dúvida colaborou para suprir a lacuna da falta de informação.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário