Santarém recebe nova consulta pública sobre Plano Estadual de Recursos Hídricos

Foto: Ascom/SEMAS

A Secretaria Estadual de meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) vai realizar nesta quinta-feira (21), em Santarém, na região do baixo amazonas, a primeira consulta pública da segunda etapa do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH). Nesta rodada, os eventos são voltadas ao prognósticodas macrorregiões hidrográficas do estado. Ou seja, o objetivo é apresentar para a população uma previsão de como podem estar os recursos hídricos do estado nos próximos anos.

A audiência convida principalmente os habitantes dos municípios das seguintes macrorregiões hidrográficas:
Tapajós: Itaituba, Rurópolis, Trairão, Aveiro, Juriti, Jacareacanga, Novo Progresso, Belterra e Santarém;
Calha Norte: Faro, Terra Santa, Oriximiná, Óbidos, Curuá, Alenquer, Monte Alegre, Prainha e Almerim;
Baixo Amazonas: Santarém, Placas, Uruará, Rurópolis, Prainha, Medicilândia, Mojuí dos Campos e Porto de Moz.

O PERH tem como objetivo nortear as ações do estado no gerenciamento dos recursos hídricos e auxiliar os gestores na tomada de decisão de forma participativa e transparente. As consultas públicas favorecem o processo de conhecimento sobre o assunto e coletam subsídios em cada uma das três etapas da execução do trabalho: diagnóstico; prognóstico; e posteriormente os planos e ações.

A elaboração do plano iniciou em junho de 2018. Na primeira etapa das consultas foi realizado o diagnóstico, que coleta dados socioeconômicos e ambiental, políticos, institucionais e legais, para a elaboração do PERH. Na atual etapa, além de Santarém, também haverá consultas nos municípios de Altamira, Belém e Marabá.

COMENTE VIA FACEBOOK

Deixe uma resposta