Prefeitura de Santarém debate novas propostas para o Plano Municipal de Turismo

O evento, que reuniu representantes de instituições ligadas ao turismo, líderes comunitários e técnicos da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), aconteceu nesta terça-feira (22) no auditório do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental – CIAM.

A oficina é uma estratégia da Prefeitura de Santarém, por meio da Semtur, que convida a sociedade para participar do processo de revisão, atualização e elaboração de novas propostas para o Plano Municipal de Turismo. A medida, prevista no artigo 189 da Lei Municipal 20.534, é uma normativa do Plano Diretor do município revisado em 2017 e aprovado em 2018.

De acordo com o secretário municipal de turismo, o Plano elaborado pela empresa Chias Marketing e lançado em 2015 tem sido a principal ferramenta usada pela Secretaria para definir ações para o fomento do setor. Todavia, ele precisa de atualizações. “Nós não desconsideramos o Plano Estratégico de Turismo Santarém/Belterra. Pelo contrário, as suas propostas têm sido usadas, a exemplo dos cursos de qualificação, Press Trip e Famtour, que realizamos recentemente na cidade e já obtivemos resultados positivos. Mas, seguindo a normativa do Plano Diretor, devemos modernizá-las. E essa é uma oportunidade de elaborar novas estratégias para que todo o município seja contemplado. Por isso, necessitamos da participação da população para que seja uma construção conjunta”, explicou Diego Pinho.

Propostas como o Centro de Turismo Comunitário do Irurama, que é um projeto que foi submetido à captação de recursos, a construção do Complexo Turístico de Ponta de Pedras, o retorno dos cursos de graduação em turismo e inclusão dos jovens que estão saindo do curso técnico para o primeiro emprego estão sendo apresentadas durante as oficinas.

Ao todo, serão três oficinas, que contemplam a área urbana, regiões de rios e planalto. A participação da população é de extrema importância no processo. Serão as considerações dos participantes da oficina que vão nortear as futuras ações e diretrizes do poder público municipal no que diz respeito ao turismo na cidade. “Depois desse processo vai ser redigido um documento técnico que vai ser apresentado à Câmara Municipal de Santarém para que seja validado o Plano Municipal de Desenvolvimento do Turismo. Lembrando que o Plano é uma das exigências do Ministério do Turismo para que os municípios permaneçam no mapa do turismo”, disse Henrique Rabelo, Turismólogo da Semtur.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *