Ação da Prefeitura de Santarém garante a idosos a realização de exames auditivos

Foto: Ascom Semsa/PMS

Várias causas afetam a perda da audição ao longo da vida. O envelhecimento da audição é um fato, assim como o envelhecimento do corpo. Para prestar assistência aos idosos que são atendidos pelo grupo de Hiperdia da Estratégia da Saúde da Família do bairro Maracanã, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou na nesta quarta-feira (15), consultas de audiometrias, para detectar possíveis perdas de audição dos idosos. A ação contou com a parceria do Centro Auditivo Tapajós.

A idosa Maria Cleide Rocha, de 69 anos, aproveitou a ação para saber como está sua audição. “Sempre venho no grupão para ver como está a minha saúde e aproveitei que tem esse serviço hoje aqui para consulta dos meus ouvidos. Fui informada que tenho uma leve perda e preciso fazer esse acompanhamento de ano em ano para ver como está, para fazer o tratamento adequado”.

A coordenadora da Estratégia Saúde da Família do Maracanã, enfermeira Neide Mara, explicou que a ação foi importante por conta de queixas de alguns idosos por conta de problemas de audição.

Relacionados

A titular da Semsa, Dayane Lima, observa que as necessidades relacionadas à saúde dos idosos são muitas. Por isso, a importância da realização de parcerias. “Sempre buscamos fazer importantes parcerias para suprir tais necessidades. Sem dúvida alguma, esta ação contribuiu para que os idosos saibam como anda a sua saúde, relacionada à audição. Em relação a possíveis problemas auditivos, a Unidade irá proceder com os devidos encaminhamento para o tratamento”, garantiu Dayane.

Foram realizados 40 atendimentos. Os idosos continuarão a ser assistidos nesta quinta-feira (16), a partir das 08h, na Unidade de Saúde do bairro Maracanã.

Leave a Comment