Projeto do Governo do Pará busca impulsionar geração de emprego e renda nos municípios

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Foto: Ascom/CODEC

m parceria com Banpará, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) realizou nesta terça-feira (26), em Santarém, no auditório do Centro de Regional de Governo do Oeste do Pará, o evento de apresentação do projeto “Parcerias pelo Pará: agenda do desenvolvimento, emprego e renda”.

A programação teve início às 8 horas e se estendeu até às 19h, com palestras ministradas por representantes de órgãos parceiros ligados à temática do desenvolvimento municipal alicerçado a um ambiente de negócios que impulsione a geração de emprego e renda. Na ocasião, o gerente de Novos Negócios da Codec, Augusto Cesar Anunciação, falou sobre oportunidades de negócios no Pará em setores estratégicos durante o Encontro de Oportunidades – Financiamentos, Incentivos Fiscais e Atração de Investimentos, às 17h.

O evento representou uma oportunidade do Executivo Estadual estar em contato com as regiões, levando conhecimentos importantes aos quatro cantos do Pará. “O Estado se propõe a descer as regiões para levar informações, acesso à credito para quem precisa com o intuito de gerar emprego e renda. O portfólio de serviços que o Estado tem é muito grande e ainda carece de conhecimento, principalmente do gestores e das diversas cadeias produtivas”, disse o Coordenador da Sedeme, Francisco Pantoja.

Na ocasião foram ministradas diversas palestras, as quais deram subsídio para o entendimento de como os produtores podem investir em seus negócios. “O evento oferece informações sobre o incentivo financeiro, mediante o crédito fomentado pelo Banpará e Finep, disponibilizando crédito para micro, pequenas e médias empresas da região do Baixo Amazonas”, explicou o Diretor de Crédito da Sedeme, Mauro Barbalho.

Para o Secretário de Governo, Henderson Pinto, o programa, como ação do Governo do Estado, está de parabéns, pois ajuda os municípios no que tange ao desenvolvimento, integrando órgãos do serviço público e iniciativa privada, com foco na geração de emprego e renda.

Uma das palestras tratou sobre as Ferramentas de Gestão para Municípios, que são mecanismos disponibilizados, de forma gratuita, para todos os municípios do Estado do Pará que estão filiados à Federação das Associações do Municípios do Estado do Pará (Famep). Nesse contexto, foram apresentas “ferramentas de compras, arrecadação, captação de recursos e criação do escritório de projeto regional a nível estadual”, pontuou o Assessor Técnico da Famep, Fabiano Cardoso.

O projeto se configura como uma importante iniciativa do Governo do Estado, pois integra regiões e traz mecanismos necessários para a manutenção do setor produtivo. “Achei muito importante esse projeto pelo fato de sentir que o governo do Estado se colocou à disposição de lutar pela nossa região. Essa aproximação será muito boa para todos”, disse o vereador João Branco, do município de Monte Alegre, participante do evento.

Durante o evento, o representante do Banpará explicou como ter acesso as linhas de crédito oferecidas pelo banco.

Ao percorrer 12 regiões de integração, o projeto propõe a promoção e integração de ações de desenvolvimento do Estado através da união de esforços entre municípios, iniciativa privada e entidades de classes representativas dos setores produtivos locais. Organismos como JUCEPA, SEBRAE, SEASTER, SEPLAN, FAMEP e OCB/SESCOOP, além da Prefeitura Municipal de Santarém e a Secretaria Regional de Governo do Baixo Amazonas são parceiros do projeto.

Deixe uma resposta

+ Sobre