Programas ajudam a impulsionar a cadeia do leite em Piçarra

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará), através do escritório local de Piçarra, no sudeste do estado, apoia os produtores rurais na elaboração de projetos técnicos de financiamento para melhorias em seus empreendimentos. Assim foi com sete produtores de pecuária leiteira que, na terça-feira (22), tiveram recursos liberados pelo Banco da Amazônia, na ordem de cerca de R$ 249 mil em recursos do Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf/Mais Alimentos).

Os projetos foram elaborados pelo chefe do escritório local, Francisco Flávio Vidal. Ao todo, cinco projetos no valor de 27.540,00, um de 30.600,00 e um de 81.400,00 com a finalidade de promover a cadeia leiteira no município. Os produtores são de três comunidades: Projetos de Assentamentos (P.A’s) Oziel Pereira e Ponta da Serra e Comunidade do Cabral. Os produtores Maxuel de Aquino, Nilsa Pereira, Raimunda Rocha, Daiane Damascena e Francisco Silva são moradores do P.A Oziel Pereira. Os produtores Antônio Oliveira e Welbes Fonseca são moradores do P.A Ponta da Serra e Comunidade do Cabral, respectivamente.

Além do aceso ao crédito, a Emater acompanha o produtor na aplicação do recurso para que traga os resultados esperados. Dentre as atividades para promover o desenvolvimento da cadeia leiteira, Flavio Vidal, enumera alguns: “orientações técnicas; reuniões de planejamento; visitas periódicas às propriedades familiares; diagnósticos; oficinas temáticas; eventos que reúnem produtores para debater a aplicação de determinadas tecnologias; e também a elaboração do projeto produtivo, como foi agora o fato que beneficiou esses sete produtores. Todas auxiliam o produtor a melhorar seu sistema produtivo e a aumentar a qualidade e quantidade da produção, agregando valor e aumentando a renda rural”, concluiu Vidal.

Por Edna Moura

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *