Vencedores da Feira de Ciência e Tecnologias são premiados em Parauapebas

Seis alunos vencedores da segunda edição da Feira de Ciência e Tecnologia de Parauapebas (Fepacti) realizada no mês de agosto pela prefeitura, por meio da Secretaria de Mineração, Ciência e Tecnologia (Semmect), já iniciaram o curso de inglês que ganharam como um dos prêmios da feira.

De acordo com o coordenador geral da Fepacti, Russell Veiga Brasil, essa é mais uma forma de dar continuidade ao desenvolvimento educacional dos alunos e despertar o interesse deles para a participação em outras feiras e eventos de iniciação científica.

“Nós mobilizamos para que todos os empresários da rede particular se encontrem com a rede pública. São crianças e jovens que precisam de oportunidade, e a Fepacti selecionou de acordo com a categoria de premiação. Os vencedores são do ensino fundamental e médio”, destacou Russell Brasil.

Para os alunos premiados com a bolsa de inglês, a oportunidade é única já que aprender mais um idioma é fundamental para uma carreira de sucesso e participação nos eventos internacionais.

Os estudantes Pedro Henrique Barbosa, Tallys Henrique e Gabriel Oliveira, da Escola Municipal Eunice Moreira, conquistaram o primeiro lugar do ensino fundamental com o projeto inovador Bobina de Tesla.

Pedro Henrique conta que sempre quis fazer inglês, mas que seus pais não têm condições de pagar o curso, daí o prêmio ser “maravilhoso”.

No nível médio, o primeiro lugar foi conquistado por Welligton Oliveira, 17 anos, aluno do curso de eletrônica do Instituto Federal do Pará (IFPA), que juntamente com os colegas Wilyan Fernandes Vilhamar e Pablo Gama apresentou o projeto Controle Monitoramento de Gás Nocivos (GLP). Para Wellington, estudar inglês será uma “conquista importante” para sua carreira profissional.

“Estou muito feliz, pois dentro do meu curso exige a fluência em inglês e eu não teria condições de pagar. É um aprendizado que influencia diretamente no meu futuro”, declarou ele.

Os projetos vencedores da feira municipal serão expostos na Feira Internacional de Ciência e Tecnologia marcada para outubro deste ano, no Ginásio Poliesportivo.

AVANÇO 

A Fepacti foi aprovada como o projeto de lei pela Câmara Municipal e agora passa a fazer parte do calendário oficial de eventos de Parauapebas.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *