Vale compra equipamentos para manuseio de pneus de grande porte para a mina de Carajás

A empresa canadense B&D Manufacturing disse que vendeu dois equipamentos para manuseio de pneus de grande porte para a mina de Carajás, da Vale. O equipamento acelera a troca de pneus e dá mais segurança a essa atividade.

O equipamento THS-40-D foi projetado para o manuseio seguro durante a retirada e instalação de pneus com até 159 polegadas de diâmetro, ou 4,04 metros, em caminhões fora de estrada de grande porte. Com a roda, um pneu desse tamanho chega a pesar 10 toneladas.

A B&D, que fica em Sudbury no Canadá, projeta e fabrica uma série de equipamentos especializados, incluindo macacos de grande porte e outros equipamentos usados na manutenção de caminhões e grandes pás carregadeiras, usados em oficinas para essas máquinas.

O manuseador de pneus é um equipamento versátil capaz de pegar um pneu no chão e posicioná-lo corretamente para instalação. A máquina pode ser controlada remotamente por uma pessoa, por meio de joysticks, e permite sete eixos de movimentos, diz o gerente de desenvolvimento de novos produtos Marc Gregoire. Ela pode ira para a frente, para trás e para os lados, girar sobre o próprio eixo ou se deslizar para a direita ou esquerda.

O equipamento da B&D foi projetado para ser usado dentro de oficinas com espaço limitado. Ele tem somente 6,10 metros de largura e 4,57 de profundidade, e pode ser facilmente operado nos corredores de uma oficina ou garagem, deixando as baias de trabalho disponíveis para a manutenção dos caminhões.

“Isso é muito importante, porque trocar esses pneus é uma das atividades que mais causa acidentes one em todo o setor de mineração”, disse o gerente global de vendas da B&D Scott Whelan. Segundo Gregoire, o manuseador de pneus é mais seguro e eficiente do que usar uma empilhadeira com um acessório, um tipo de braçadeira, para efetuar a troca de pneus.

“Com uma empilhadeira, você precisa de um operador em uma cabine e dois homens para manter a estabilidade. Usando o manuseador de pneus, um operador com joystick está livre para andar em volta e alinhar-se à roda. É também três vezes mais rápido”, diz Gregoire.

A venda foi feita diretamente à Vale, no Brasil, o que segundo a B&D pode vir a facilitar novas vendas futuras e contou com o apoio e referências fornecidas por pessoal da Vale Canadá, que também tem operações em Sudbury. O valor dos equipamentos não foi divulgado. Segundo a B&D, existem cerca de 80 equipamentos como esse em operação no mundo, incluindo Chile, Peru, México, Austrália e África do Sul

“O pessoal mais antigo, que faz esse serviço há 35, 40 anos usando empilhadeiras é mais difícil de convencer a experimentar algo novo, mas a geração mais nova é tecnicamente mais propensa a aceitar novas tecnologias”, afirma Gregoire, que se diz otimista quanto ao crescimento no uso de equipamentos dedicados para a manutenção de máquinas fora de estrada. Com informações de NMB.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *