Parauapebas será o 1º município do Pará a ter Plano de Contingência da Defesa Civil

Parauapebas Foto: Seny Lima / Portal Canaã

Para garantir mais segurança à população numa situação de desastre, como um rompimento de barragem, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Parauapebas (Comdec) desenvolve o Plano de Contingência, que estabelece ações coordenadas e integradas entre vários órgãos e comunidade para salvar vidas e minimizar danos e prejuízos materiais. Parauapebas é o primeiro município do Pará a contar com esse tipo de Plano.

Para Jales Pereira dos Santos, coordenador da Defesa Civil de Parauapebas, o pioneirismo é encarado com responsabilidade, “estamos nos preparando para atender as mais variadas situações de emergência, de forma integrada. Além disso, ao conhecer e mapear as áreas de risco temos como trabalhar a prevenção e evitar desastres. Para isso, contamos com um órgão bem estruturado e com a alta qualificação das equipes de Serviço Social, Operacional, Monitoramento e Estratégia de Atendimento à Emergência”.

Treinamento ministrado pela Defesa Civil do Estado

Como parte deste trabalho, Parauapebas sediou em setembro, o curso de capacitação básica em Plano de Contingência e trouxe representantes de municípios vizinhos para discussões e troca de experiências.   Márcio Alberto Carvalho da Silva, coordenador adjunto estadual da divisão de operações da defesa civil, responsável pela capacitação, afirma que Parauapebas já é considerada como um polo regional.

“Esse treinamento contribuiu para o levantamento de informações no caso de rompimento de barragens de mineração. É importante que todos os municípios da região estejam preparados, assim como todas as secretarias envolvidas nos possíveis eventos estejam prontas, caso haja uma situação de anormalidade”, detalhou Márcio da Silva.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *