Parauapebas perde Faisal Salmen, primeiro prefeito da Cidade

Ex-prefeito e ex-vereador morre aos 68 anos
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Faisal Salmen, tinha 68 anos, faleceu durante a noite desta sexta-feira (23), no Hospital Municipal de Parauapebas. Faisal Salmen foi vítima de um infartofulminante. A informação foi confirmada pela filha do pioneiro de Parauapebas.

Bel Mesquita estar bastante chocada com a morte de seu ex-companheiro e afirmou que só conseguirá chegar em Parauapebas, juntamente com seu filho, Faisal Filho, em um voo que chega neste sábado (24) por volta das 16h00.

Se solidarizando com a morte do político, o atual prefeito de Parauapebas, Darci Lermen usou as redes sociais para lamentar:

História

Faisal foi homenageado recentemente numa série de reportagens especiais sobre os pioneiros de Parauapebas, assinada pelo jornalista Lima Rodrigues.

Confira abaixo um pouco da história do médico que foi o primeiro prefeito da “Capital do Minério” e é muito querido pelos populares:

Faisal Faris Mahmoud Salmen Hussain nasceu dia 23 de fevereiro de 1953 na cidade paulista de Agudos, a 330 km da pujante capital, São Paulo, hoje, com 123 anos de fundação, e com cerca de 37 mil habitantes. Claro, que quando ele nasceu lá há 68 anos a cidade era bem pequena. O pai Mahmoud Salmen Hussain, empresário, e a mãe, Rasma Fayad Salmen, eram libaneses, chegaram ao Brasil ainda crianças no início do século passado. A mãe morreu ainda em São Paulo e o pai faleceu em Parauapebas. A família era grande. Além de Faisal, o casal teve ainda mais sete filhos: Fued, Feis, Farid, Fauez, Fauzia, Faruk e Fauze. Cinco já morreram: Feis, Farid, Fauze e o músico Faruk Salmen, que morreu de câncer dia 20 de abril de 2000 e é nome de uma das principais avenidas de Parauapebas.

  Darci Lermen mostra preocupação com a crise chinesa que pode abalar Parauapebas

Família classe média, o menino Faisal teve uma infância e uma adolescência tranquila em Agudos, apesar de sofrer bullying na escola pelo fato de ser gordinho demais, especialmente com 14 e 15 anos de idade. Às vezes emagrecia, mas em pouco tempo voltava a engordar de novo e era motivo de gozação na escola. Apesar da obesidade, gostava de brincar com os amigos de tudo que era possível: peão, baliza e carrinho de rolimã.

Primeira eleição

Em 1988, quando foi a realizada a primeira eleição em Parauapebas o médico Faisal Salmen saiu candidato pelo PTB, tendo como candidato a vice-prefeito Renato Araújo, o Renatinho, do PSD. O adversário mais forte do outro lado era Volney, do PDT.

“A elite de Parauapebas era contra mim e eu contava com o apoio do povo, das pessoas realmente populares. Defendia os mais necessitados em todos os sentidos, inclusive contra latifundiários que vieram de Paragominas e queria tomar terra aqui no município. Eu, com o apoio dos deputados federais Ademir Andrade, Asdrúbal Bentes e Plínio Pinheiro, enfrentamos os poderosos fazendeiros e evitamos o desmatamento por si só e demos as áreas pleiteadas para o povo morar, transformando-os em bairros”, destacou.

A eleição ocorreu em novembro de 1988 e Faisal Salmen foi eleito o primeiro prefeito de Parauapebas e cumpriu o mandato de 1989 a 1992.

  Ônibus 100% elétrico circula em Parauapebas

 

Deixe uma resposta

Leia mais