Matrícula dos calouros da UFRA em Parauapebas segue até o dia 7 de fevereiro

Começou nesta sexta-feira (3) a matrícula dos 1.900 calouros aprovados no vestibular da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). As matrículas seguem até o dia 7 de fevereiro, e podem ser realizadas em todos os campi da instituição de 8h30 a 11h30 e das 14h30 às 16h30.

Os endereços onde os candidatos devem realizar a matrícula e a relação de documentos necessários estão disponíveis no site (www.ufra.edu.br), na aba Processo Seletivo 2017.

Além da equipe responsável por receber os documentos e efetivar a matrícula, os calouros também são recepcionados por quem já conhece a universidade: os veteranos. Com cartazes, faixas coloridas, balões e abraços, a acolhida tem o objetivo de incentivar quem acaba de ingressar no ensino superior. “Ter esse contato inicial com os alunos é muito importante, principalmente para incentivá-los a permanecer no curso, e até mesmo para prestar mais informações”, diz a universitária Isabela Costa, do curso de Engenharia Florestal.

Alguns veteranos e egressos da UFRA acabam tendo uma participação especial até mesmo antes da inscrição e da opção de alguns candidatos pelos cursos. Esse foi o caso da caloura Júlia Rodrigues, de 16 anos. “Um amigo que se formou em Engenharia Florestal disse que a UFRA era a universidade que mais investia nessa área no Pará, e foi aí que eu decidi que queria cursar aqui na Instituição ” diz.

E já tem calouro pensando no mercado de trabalho. “Me identifiquei muito com o curso de Agronomia porque futuramente esse conhecimento vai complementar a área em que desejo atuar, que é a de Direito e Legislação Ambiental”, afirma Paulo Mathias, que pretende conciliar o curso da UFRA ao de uma faculdade particular.

Procura pelos cursos foi maior do que no ano passado

Este ano, a UFRA foi a opção de 46.199 candidatos, que concorreram às vagas oferecidas para os campi de Belém, Capanema, Capitão Poço, Paragominas, Parauapebas e Tomé-Açu. O número supera o do processo seletivo 2016, quando 39.674 pessoas inscreveram-se no SISU, optando por um dos cursos da UFRA.

“O aumento é resultado das recentes avaliações positivas que a UFRA vem recebendo, tanto nos cursos avaliados pelo MEC quanto a do Guia dos Estudantes, que nos colocou como a segunda melhor universidade pública do Norte. Além disso, também é resultado da política de interiorização da UFRA, que tem atraído um público novo para a instituição”, afirma o Pró-Reitor de Ensino, Professor Marcel Botelho.

Lista de Espera

Quem não conseguiu uma vaga na chamada regular ainda pode tentar participar da Lista de Espera.  O prazo é até o dia 10 de fevereiro de 2017, com a manifestação feita pelo candidato diretamente na página do SISU (http://sisu.mec.gov.br/), com posterior confirmação presencial na UFRA, em edital que ainda deverá ser publicado.

 

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário