Mais de 500 pessoas participaram da Audiência Pública do projeto da mina de N3 em Parauapebas

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Foto: Divulgação

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e a Vale realizaram ontem,  8 de outubro, Audiência Pública Virtual, para apresentar o projeto de abertura da mina de N3, da empresa Vale.

Mais de 500 pessoas participaram do evento por meio da internet e em pontos presencias. Os pontos foram disponibilizados nas comunidades rurais de Parauapebas: Vila Paulo Fonteles, Sanção e na Apa do Gelado, além de três outros pontos no centro da cidade, e um ponto em Ourilândia para participação dos caciques e indígenas Xikrin.

A reunião iniciou às 18h20. Na abertura, o representante do IBAMA  apresentou os procedimentos da audiência, seguido pelas apresentações sobre o Projeto N3 e do estudo ambiental, feitas por representantes da Vale e da Consultoria Amplo Engenharia. Foram registradas todas as manifestações orais e escritas, sendo respondidas todas perguntas inscritas pelos participantes.

Antes da audiência pública, a Vale realizou reuniões prévias com representantes do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário, e da sociedade civil organizada apresentando o projeto e informando sobre a realização da audiência. As reuniões foram realizadas com a Prefeitura de Parauapebas, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, ICMBIO, Conselho Consultivo da FLONA Carajás com a participação de representantes dos Coletores de Jaborandi.

  Enquetes para Prefeito e Vereadores em Canaã dos Carajás pode gerar multas de até R$100 mil

Também participaram das reuniões prévias Associação Comercial e Industrial (Acip), Ministério Público Federal, Sindicatos, Associações Comunitárias, Câmara de Vereadores, entre outros. A divulgação foi realizada também por meio de rádio, carro de som, anúncio, outodoor, faixas, whatsapp e na imprensa.

A realização da Audiência Pública é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA. Tendo em vista a pandemia, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) estabeleceu a audiência pública virtual, com objetivo de colaborar para que a sociedade compreenda melhor o projeto e tire suas dúvidas. As pessoas ainda podem enviar seus questionamentos em até 20 dias pelos canais 08007291435, email:audienciapublicaminan3@arcadis.com e whatsapp 11 981952518.

Deixe uma resposta

Leia mais