Indígenas são contratados para realizarem serviços de limpeza nas aldeias em Parauapebas

Foto: Felipe Borges/PMP

Índios das aldeias Kateté, Ôôdjá, Djudjêkô e Pokrô assinaram nesta terça-feira, 26, o contrato para cumprirem expediente realizando limpeza nas aldeias como roçadores. Eles receberam os kits de trabalho e capacitação teórica e prática. A contratação foi uma solicitação dos indígenas e o cumprimento dela é a reafirmação do compromisso do governo com essa comunidade.

Ijajo Kayapo, da aldeia Djudjêkô, participou do treinamento e ficou satisfeito em poder contribuir com a limpeza de sua aldeia e obter renda por meio da prestação desse serviço. “Treinamento é bom para aprender mais. A aldeia limpa fica melhor e mais bonita. A Prefeitura me deu esse trabalho e vai ser bom para ajudar a família, que vai ficar mais feliz”, disse.

O coordenador de Relações Indígenas, Girlan Pereira, destacou ainda, que o governo municipal tem realizado outras ações em busca de melhorar a qualidade de vida dos indígenas. Uma delas foi o convênio firmado com o Instituto Indígena Botiê Xikrins para realização de atividades socioculturais. “Outro convênio que está em construção é junto a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), para fortalecer e melhorar os serviços de saúde já realizados nas comunidades indígenas”, disse o coordenador.

Veja também:  Inaugurados novo prédio do Ministério Publico e nova cadeia pública de Parauapebas
COMENTE VIA FACEBOOK

Deixe uma resposta