IFPA faz consulta pública, após afastamento de diretor geral por acusação de assédio sexual – Portal Canaã

IFPA faz consulta pública, após afastamento de diretor geral por acusação de assédio sexual

O Diretor eleito terá as atribuições de forma temporária.

Foto: Portal Canaã

Foto: Portal Canaã

Em 2018, o diretor do IFPA campus Parauapebas, Rubens Chaves Rodrigues, foi afastado das funções após as denúncias de assédio contra estudantes chegarem à reitoria da instituição.

Ele e mais quatro servidores denunciados passam a responder também administrativamente. O IFPA informou que toda denúncia de assédio contra estudantes ou servidores é apurada pela Instituição.

Um comissão composta por alunos e funcionário foi montada

O edital 004/2019, redigido pela Comissão de Consulta Pública Local (CCPL) do Instituto Federal do Pará (IFPA) campus Parauapebas, conforme instituiu a portaria n° 2271/2018/GAB, do dia 22 de novembro de 2018, dá abertura ao processo de consulta à comunidade escolar para a escolha do candidato ao cargo de Diretor Geral Pro-Tempore do IFPA campus Parauapebas.

O documento designa uma comissão, composta por membros descritos na portaria n° 2271/2018/GAB, do dia 22 de novembro de 2018, servidores do IFPA, que coordenará o processo de consulta à comunidade escolar.

O Edital estabelece ainda as regras para as inscrições dos candidatos a Diretor Geral Pro-Tempore. Define o prazo que os candidatos têm para a Campanha Eleitoral que está descrito no cronograma do Edital. E o processo de consulta pública para a escolha será efetuado através de cédulas de papel. Cabe à Comissão de Consulta Pública Local realizar a divulgação, organização, publicação da relação de inscritos e votantes aptos.

O edital está disponível aqui.

O despacho autorizando o Edital disponível aqui.

O CASO

No dia 4 de outubro, o Conselho Tutelar esteve no campus de Parauapebas para iniciar as apurações sobre uma denúncia de assédio sexual do diretor geral do campus contra alunas da instituição de ensino. As denúncias e comentários tomaram conta das redes sociais.

Afastamento

A decisão de afastamento do Diretor Geral, também incluiu o seu afastamento das dependências do Instituto, porém, de acordo fontes do Portal Canaã, o diretor já circula nas dependência do instituto causando mau estar e tensão entre dos os colaboradores e alunos.

Deixe uma resposta