Em Parauapebas, prefeitura destrói casas em área de risco e população fica desabrigada

População denuncia que casas foram derrubadas sem aviso prévio. Prefeitura diz que só destruiu imóveis sem cadastro de moradores.

Em Parauapebas, a Prefeitura destruiu casas que foram construídas em uma área considerada de risco. Segundo a população, a promessa era que a ação se concentraria em imóveis desocupados, mas segundo os moradores não foi o que aconteceu.

“Eu tava no meu trabalho, cheguei aqui o cara disse que se eu não saísse do meio, ele ia passar por cima de tudo. Eu tive que sair pra não perder a vida”, denuncia um morador.

Sobre a área, passa um linhão com cabos de alta tensão. Segundo os moradores, a Prefeitura iria remanejar as famílias ainda este ano. A ação de hoje seria para evitar novas ocupações, já que casas já estariam abandonadas. “Por exemplo, gente que construiu um barraco de madeira e sumiu, há mais de um que não parece, e a gente não tem contato e não fez cadastro. Então eles vão fazer a derrubada das casas que não têm moradores”, diz Welma Cutrim, presidente da associação de moradores.

A dona de casa Creuzimar de Souza diz que não foi isso o que aconteceu. “Disseram que se tivesse algum móvel dentro de casa, não iam derrubar casa. Mas teve sim casa com móvel dentro que foi derrubada”.

Foi o que ocorreu com Ismael Couto. Ele estava trabalhando e quando chegou á comunidade, encontrou sua casa destruída.

“É uma falta de respeito com a população. Eu vou pra onde agora?”.

A Prefeitura de Parauapebas informou que a ação foi realizada, exclusivamente, em moradias onde não havia registro de moradores.

Ainda segundo a Prefeitura, no primeiro semestre deste ano, será desenvolvido um projeto de habitação para atender as famílias que ficaram sem moradia.

Todo o material recolhido na ação ficará disponível na secretaria de serviços urbanos por até dez dias. Com informações do G1.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News