Em Parauapebas, Dia Pedagógico é realizado na escola Moikô Xikrin na Aldeia Djudjekô

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Divulgação

Foi realizado nesta terça-feira, 18, o Dia Pedagógico da Educação Escolar Indígena, promovido pela Secretaria Municipal de Educação- SEMED, por meio do Setor de Educação Escolar Indígena e com o apoio e participação do Departamento de Relações Indígenas, ligado ao Gabinete do Prefeito Darci Lermen.

O encontro foi realizado na escola Moikô Xikrin e reuniu a equipe pedagógica e professores da educação escolar indígena da aldeia Djudjekô. O encontro foi conduzido pela atual Diretora do Setor da educação indígena, Edite Smikidi da Mata de Brito e representou um novo momento da educação indígena nas aldeias Xikrins, uma vez que pela primeira vez o setor tem como diretora, uma indígena e conta com uma nova equipe de coordenadores, representando como principal objetivo desenvolver a educação escolar nas aldeias com base no diálogo e no respeito à cultura e costumes da etnia com base na construção coletiva.

Edite Smikidi, em entrevista a nossa equipe de reportagem disse que é uma alegria imensa estar à frente da educação escolar do povo Xikrin. Para ela é uma honra e que se sente muito grata pela confiança da SEMED em por ela a frente de uma pasta tão importante e desafiadora.  “Sabemos que é preciso identificar a especificidade do povo indígena para que se possa ancorá-la à educação escolar, sabendo que às duas tem um valor muito grande para que o povo Xikrin continue com sua identidade e tenha uma acesso a uma educação de qualidade e desta forma, entendemos que o melhor caminho é o diálogo para que possamos construir juntos projetos pedagógicos e alinhar muitos pontos importantes. É importante ressaltar que agora o diálogo é de indígena para indígena e isso é muito importante, poder contribuir com o próprio povo, com meus parentes”, disse a atual diretora do setor.

Professor de língua indígena Kaiorê Shikrin parabenizou a nova equipe de coordenadores pedagógicos e descreveu o encontro como enriquecedor, pois trouxe uma esperança de que a educação indígena seguirá novos rumos, o caminho que eles sonham. “Parabéns a nova equipe do setor, estávamos enfrentando algumas dificuldades, mas agora estamos em um momento muito importante de construção e união, onde poderemos trabalhar juntos e chegar ao nosso objetivo. Sabemos que este encontro pedagógico é muito importante para nós, pois este é o momento de ouvirmos uns aos outros e debater os rumos que a nossa educação deve tomar. Acredito nesta nova equipe e acredito que juntos conseguiremos alcançar os nossos objetivos”, finalizou o professor Kaiorê.

Girlan Pereira, coordenador de relações indígenas esteve acompanhando o evento, representando o prefeito Darci Lemen, e enfatizou que a educação indígena de qualidade é um dos principais objetivos da gestão pública para o setor. “Este é um momento de diálogo e construção de uma educação indígena diferente e de qualidade. Nosso objetivo aqui é avançar buscando parcerias com as universidades públicas e a regularização das escolas indígenas e desenvolver projetos integrados com participação e autonomia da comunidade escolar das aldeias”, frisou Girlan Pereira.

Reportagem: Ingrid Cardoso / Reprodução

Deixe uma resposta

+ Sobre