Com maior mina de ferro do mundo, Parauapebas passa por testagem em massa do Coronavírus

Matéria adaptada com dados da Prefeitura de Parauapebas e Reuters
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Foto: Reprodução / Vale

Município que abriga parte da Serra dos Carajás —onde está a maior mina de minério de ferro do mundo a céu aberto—, Parauapebas terá testagem em massa para Covid-19, podendo alcançar cerca de metade da população, após ter disparado nas últimas semanas como a quarta cidade com mais casos de coronavírus no Pará.

Com cerca de 210 mil habitantes, o município que é o terceiro maior exportador do Brasil, tendo embarcado o equivalente a 7 bilhões de dólares de minério de ferro em 2019, confirmou até sexta-feira(29), 2.093 casos de Covid-19, alarmando os mercados globais de mineração e a população local.

Os possíveis impactos da pandemia nas exportações do Brasil, segundo exportador global da commodity que enfrenta uma espiral de casos de coronavírus, têm sido precificados juntamente com outros fatores externos, com a matéria-prima siderúrgica sendo negociada perto dos maiores níveis do ano no mercado físico na China, a quase 100 dólares a tonelada.

O olhar atento para o interior do Pará ocorre enquanto os registros de coronavírus estão 15 vezes maiores na cidade na comparação com o final de abril, segundo dados da prefeitura de Parauapebas, lar de milhares de funcionários da operação da Serra Norte de Carajás, da Vale.

Juntamente com a Serra Leste —que fica no município vizinho de Curionópolis—, a área produziu 115 milhões de toneladas de minério de ferro em 2019, ou cerca de 38% da produção da Vale.

Parauapebas abriga ainda, em menor número, funcionários das atividades da Vale de Serra Leste e da mina S11D (que produziu sozinha 24% do minério de ferro da Vale em 2019), em Canaã dos Carajás.

“Temos hoje provavelmente um dos menores índices de letalidade da região, bem abaixo da média estadual, nacional e também do mundo”, defendeu o prefeito, destacando que esses são apenas “números frios”, e que “cada vida importa”.

A Vale confirmou que participa da parceria para a testagem em massa da população do município.

Em nota, a mineradora ressaltou que está realizando a testagem de todos os seus empregados e terceiros, e retirando do ambiente de trabalho aqueles que testaram positivo, ainda que assintomáticos, bem como todos os que eventualmente possam ter tido contato com o empregado que testou positivo.

“Dessa forma, a empresa previne que não haja contágio em suas operações”, disse a companhia, lembrando que o ritmo das operações da Vale depende do número de empregados afastados para assegurar o ambiente.

Contudo, a mineradora destacou que a “produção não teve impacto material”.

Sistema Drive Thru

No sistema drive-thru, a coleta para os testes é realizada sem a necessidade de sair do veículo, quando a pessoa se apresenta de carro ou moto. Quem for a pé será devidamente encaminhado para o exame. Haverá sinalização para que seja mantido o distanciamento social.

Diferentemente dos testes rápidos, que são coletados por amostra de sangue, o exame PCR é feito com uso de cotonete, recolhendo secreção da mucosa da boca e/ou nariz. Serão oito postos de coleta.

drive-thru irá funcionar nas instalações do futuro Centro de Gestão Ambiental (CGA), localizado na avenida Jurunas, quadra especial, no bairro Parque dos Carajás. Importante esclarecer que somente serão realizados os exames para quem estiver agendado. Também não serão feitos agendamentos no local, somente por meio do site.

Como agendar seu teste passo a passo – sistema drive-thru

  1. Acesse o site testesmoleculares.com.br, por aplicativo ou whatsapp. A confirmação da data, horário e o local do exame serão enviados no e-mail cadastrado.
  2. Dirija-se ao local indicado respeitando as informações recebidas por e-mail após o cadastro. Não é necessária nenhuma preparação prévia ao exame.
  3. Permaneça em seu veículo durante todo o percurso até o fim da coleta, com duração média de cinco minutos, seguindo as instruções da equipe técnica presente no local do atendimento.
  4. Aqueles que optarem por fazer o exame a pé deverão respeitar a distância na fila sinalizada no chão.
  5. Consulte o resultado do seu teste por meio das plataformas de agendamento da testesmoleculares.com.br. Você receberá um e-mail com informações de login e senha dentro de 24 horas após a realização do exame.

Deixe uma resposta

+ Sobre