Celpa inaugura terceira subestação de energia em Parauapebas – Portal Canaã

Celpa inaugura terceira subestação de energia em Parauapebas

Inauguração da Subestação Nova Parauapebas Foto: Divulgação / Celpa

A Celpa entregará no dia 14 de maio a terceira subestação de energia do município de Parauapebas. A obra acompanha o amplo desenvolvido na região sudeste do Pará, e deve alavancar a chegada de mais empreendimentos de grande porte, já que novos alimentadores e transformadores de energia foram instalados e darão maior capacidade de atendimento.

A subestação Nova Parauapebas está localizada no KM 53 da Rodovia PA – 275 e recebeu um investimento da Celpa na ordem de R$17 milhões. A nova estrutura será inaugurada às 10h da manhã e terá a capacidade de 60 MVA (Mega Volts Amperes), com uma linha de transmissão de 10 quilômetros de 138 KV. Isso significa que, entre outras melhorias, a obra beneficiará cerca de 200 mil famílias, pois os seis novos alimentadores, que distribuem energia para diferentes pontos da cidade, ajudam a compor o sistema elétrico de todo o município.

Segundo o executivo de Relacionamento com o Cliente da Celpa, Gilliard Vaz, o principal objetivo de construir uma nova subestação em Parauapebas foi atender a grande demanda da região. “Parauapebas já tem duas subestações, mas a concessionária viu a necessidade de construir uma nova, com equipamentos ainda mais modernos, de maior capacidade de atendimento, para que a região fique tranquila quanto a implantação de novos projetos, pois não há risco de sobrecarregar o sistema”, destaca o executivo.

 O PAPEL DAS SUBESTAÇÕES

No setor elétrico brasileiro existem as geradoras e as transmissoras, que é por onde a energia, vinda de diversos cantos do Brasil, passa antes de chegar às distribuidoras. Ou seja, a eletricidade percorre um sistema de transmissão que começa nas usinas até chegar nas subestações. No caso do Pará, a distribuidora é a Celpa e as subestações da concessionária são responsáveis pelo início da distribuição da energia. Elas funcionam como pontos de entrega de energia para os consumidores. Quando essa energia chega nas subestações, os transformadores fazem o aumento ou diminuição de tensão para adequá-la ao consumo dos clientes.

Deixe uma resposta